Buscar

A Cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata - Hemiptera: Cercopidae) é considerada uma praga importante na cana-de-açúcar. O macho adulto tem 13...

A Cigarrinha-das-raízes (Mahanarva fimbriolata - Hemiptera: Cercopidae) é considerada uma praga importante na cana-de-açúcar. O macho adulto tem 13 mm de comprimento, cor vermelha com as tégminas (asas típicas de Hemiptera) ornadas de preto com uma faixa longitudinal preta. Nas fêmeas as tégminas são mais escuras e de cor marrom avermelhada.



A partir do texto fornecido e do conteúdo do livro-base Entomologia Agrícola, Rota 5, Tema 3, sobre a cigarrinha-das-raízes, assinale a alternativa correta:

A As posturas são feitas no pendão floral da cana-de-açúcar.

B As ninfas assim que eclodem vão para as folhas da cana-de-açúcar.

C Normalmente há o aparecimento de uma espuma esbranquiçada, em volta da touceira e tem como função servir de proteção às ninfas.

D Elas têm ciclo de vida longo, geralmente de 2 anos.

E Não há prejuízo da cana-de-açúcar pela ação das cigarrinhas.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Normalmente há o aparecimento de uma espuma esbranquiçada, em volta da touceira e tem como função servir de proteção às ninfas." Essa espuma é produzida pelas ninfas da cigarrinha-das-raízes e serve como proteção contra predadores e desidratação.

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais