Buscar

Sobre a autodeclaração racial no Brasil, é correto afirmar que: A autodeclaração racial no Brasil é um fenômeno recente, que começou a ser registr...

Sobre a autodeclaração racial no Brasil, é correto afirmar que:

A autodeclaração racial no Brasil é um fenômeno recente, que começou a ser registrado pelo IBGE apenas a partir do Censo de 1991.
A autodeclaração racial no Brasil é um fenômeno que não guarda relação com a ideia de que raça é um construto social, mas sim com a ideia de que as raças são realidades biológicas.
As alterações na autopercepção racial captadas pelas pesquisas do IBGE guardam relação com a ideia de que raça é um construto social, e não com a ideia de que as raças são realidades biológicas.
Os dados colhidos pelo IBGE sobre o aumento da autodeclaração racial dos respondentes como pretos e pardos indicam que houve um aumento dessa população no Brasil, o que contraria a tese de que raça é um construto social, e não uma realidade biológica.
A existência do racismo no Brasil indica que a tese de raça como construto social está errada. Se raça fosse um construto social, e não uma realidade biológica, os indivíduos prefeririam se declarar como brancos para evitar serem vítimas de racismo.
A) Somente a afirmativa I está correta.
B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
C) Somente as afirmativas III e V estão corretas.
D) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
E) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

FUVEST 2024 - 1 Fase - fuvest2024_1fase_prova_Z
36 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C) Somente as afirmativas III e V estão corretas. A autodeclaração racial no Brasil é um fenômeno que começou a ser registrado pelo IBGE apenas a partir do Censo de 1991, o que torna a afirmativa I incorreta. A autodeclaração racial no Brasil guarda relação com a ideia de que raça é um construto social, e não com a ideia de que as raças são realidades biológicas, o que torna a afirmativa II incorreta. As alterações na autopercepção racial captadas pelas pesquisas do IBGE guardam relação com a ideia de que raça é um construto social, e não com a ideia de que as raças são realidades biológicas, o que torna a afirmativa III correta. Os dados colhidos pelo IBGE sobre o aumento da autodeclaração racial dos respondentes como pretos e pardos indicam que houve um aumento dessa população no Brasil, o que não contraria a tese de que raça é um construto social, e não uma realidade biológica, o que torna a afirmativa IV incorreta. A existência do racismo no Brasil não indica que a tese de raça como construto social está errada, o que torna a afirmativa V correta.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais