Buscar

Qual era o papel dos movimentos sociais e dos intelectuais brasileiros para o fim do regime ditatorial instaurado em 1964?

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os movimentos sociais e os intelectuais brasileiros tiveram um papel fundamental no fim do regime ditatorial instaurado em 1964. Eles foram responsáveis por organizar manifestações, greves e protestos contra o governo militar, além de denunciar as violações dos direitos humanos cometidas pelo regime. Os movimentos sociais, como o movimento estudantil, o movimento sindical e o movimento camponês, foram importantes na mobilização da sociedade civil contra a ditadura. Já os intelectuais, como escritores, artistas e jornalistas, utilizaram sua influência para denunciar as violações dos direitos humanos e a censura imposta pelo regime. Essas ações contribuíram para a pressão popular que culminou na abertura política e na redemocratização do país na década de 1980.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais