Buscar

Sobre o delito previsto no art. 22, da Lei de Abuso de Autoridade, “invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ...

Sobre o delito previsto no art. 22, da Lei de Abuso de Autoridade, “invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei”, assinale a alternativa correta.


Alternativas:


São hipóteses que afastam a inviolabilidade do domicílio: prestar socorro ou quando houver fundados indícios de situação de flagrante delito.

Existe a modalidade culposa do crime em análise quando o agente público se equivoca, achando que está diante de hipótese de flagrante que não se confirma após adentrar no domicílio.

Há fundamento legal expresso na Lei de Abuso de Autoridade, possibilitando ao Juiz conceder o perdão judicial, caso o agente público que cometeu o crime peça desculpas à vítima.

O crime tutela o patrimônio do indivíduo.

Por domicílio alheio, entende-se apenas a casa onde o indivíduo reside, caso esteja em quarto de hotel, não há que se falar em inviolabilidade.

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "São hipóteses que afastam a inviolabilidade do domicílio: prestar socorro ou quando houver fundados indícios de situação de flagrante delito." O art. 22 da Lei de Abuso de Autoridade prevê o crime de invasão de domicílio, que consiste em invadir ou adentrar, clandestina ou astuciosamente, ou à revelia da vontade do ocupante, imóvel alheio ou suas dependências, ou nele permanecer nas mesmas condições, sem determinação judicial ou fora das condições estabelecidas em lei. No entanto, há hipóteses que afastam a inviolabilidade do domicílio, como prestar socorro ou quando houver fundados indícios de situação de flagrante delito. Portanto, a alternativa correta é a primeira: "São hipóteses que afastam a inviolabilidade do domicílio: prestar socorro ou quando houver fundados indícios de situação de flagrante delito."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina