Buscar

A defesa da livre concorrência é uma das marcas do pensamento econômico de Adam Smith. O argumento de defesa tem base na crença em uma "mão invisív...

A defesa da livre concorrência é uma das marcas do pensamento econômico de Adam Smith. O argumento de defesa tem base na crença em uma "mão invisível" que orienta o mercado e seus atores na direção do equilíbrio. Além disso, argumenta que todos os atores ao buscar o lucro máximo promovem o benefício da sociedade. Considerando os argumentos de Smith, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para falsas:

( ) A mão invisível orienta as ações do mercado e da economia sem a necessidade da intervenção do Estado para isso.
( ) A divisão do trabalho, através da especialização funcional, representa o maior desafio do capitalismo ao reduzir a produtividade.
( ) A verdadeira fonte de riqueza de um país é o seu trabalho. A riqueza de uma nação só poderá aumentar se pode ser elevada com o aumento da produtividade.
( ) A teoria consistia em demonstrar que cada país deveria se especializar na produção de bens para os quais possuía maiores vantagens comparativas.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - F - V - F.
B F - F - V - F.
C F - V - F - V.
D V - V - F - V.

Essa pergunta também está no material:

Avaliação I - Individual - Princípios de Economia Política
5 pág.

Economia Política Centro Universitário Leonardo da VinciCentro Universitário Leonardo da Vinci

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: V - F - V - F. Justificativa: - (V) A mão invisível orienta as ações do mercado e da economia sem a necessidade da intervenção do Estado para isso. Essa é uma das principais ideias de Adam Smith, que acreditava que a livre concorrência seria capaz de regular o mercado sem a necessidade de intervenção estatal. - (F) A divisão do trabalho, através da especialização funcional, representa o maior desafio do capitalismo ao reduzir a produtividade. Na verdade, a divisão do trabalho é uma das principais vantagens do capitalismo, pois permite a especialização e, consequentemente, o aumento da produtividade. - (V) A verdadeira fonte de riqueza de um país é o seu trabalho. A riqueza de uma nação só poderá aumentar se pode ser elevada com o aumento da produtividade. Essa é outra ideia central de Adam Smith, que acreditava que a produtividade era a chave para o desenvolvimento econômico. - (F) A teoria consistia em demonstrar que cada país deveria se especializar na produção de bens para os quais possuía maiores vantagens comparativas. Essa é uma ideia de David Ricardo, que desenvolveu a teoria das vantagens comparativas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais