Buscar

“O Brasil entra para a história da chamada “civilização ocidental cristã” em 1500, com a chegada dos portugueses. As tentativas de colonização do n...

“O Brasil entra para a história da chamada “civilização ocidental cristã” em 1500, com a chegada dos portugueses. As tentativas de colonização do novo território nas primeiras décadas do século XVI sofreram diversos reveses. (...) O primeiro governador geral do Brasil chegou em 1549 trazendo consigo os primeiros jesuítas, cujo grupo era constituído por quatro padres e dois irmãos chefiados por Manuel da Nóbrega. Eles vieram com a missão conferida pelo rei de converter os gentios (...)” (SAVIANI, 2008, p. 25).

Fonte: SAVIANI, D. História das ideias Pedagógicas do Brasil. Campinas, SP: Autores Associados, 2008.

 

No entanto os jesuítas encontraram algumas barreiras, como:

       I.           Ensinar os indígenas convertendo-os por meio de práticas pedagógicas institucionais (as escolas) e não-institucionais (o exemplo);

     II.           Ensinar aos indígenas os princípios da catequese, mas como a cultura era de base oral não tinham um sistema de escrita para a língua tupi.

   III.           Ensinar a religião católica para um povo de cultura diferente além de ter que transcrever a catequese para o sistema de escrita indígena.

   IV.           Ensinar a catequese não apenas para os indígenas adultos, mas para as crianças e as mulheres, pois a bagagem de conhecimento prévio era bem diferente.

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta algumas barreiras encontradas pelos jesuítas na catequização dos indígenas, sendo elas: I. Ensinar os indígenas convertendo-os por meio de práticas pedagógicas institucionais (as escolas) e não-institucionais (o exemplo); II. Ensinar aos indígenas os princípios da catequese, mas como a cultura era de base oral não tinham um sistema de escrita para a língua tupi. III. Ensinar a religião católica para um povo de cultura diferente além de ter que transcrever a catequese para o sistema de escrita indígena. IV. Ensinar a catequese não apenas para os indígenas adultos, mas para as crianças e as mulheres, pois a bagagem de conhecimento prévio era bem diferente.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina