Buscar

Quais são os princípios gerais da Administração Pública e os princípios constitucionais aplicados aos processos em geral? A Administração Pública ...

Quais são os princípios gerais da Administração Pública e os princípios constitucionais aplicados aos processos em geral?

A Administração Pública só pode fazer aquilo que a lei permite, ou seja, só pode agir em conformidade com o que é estabelecido em lei.
Impessoalidade: a Administração deve tratar todos os administrados sem discriminações benéficas ou prejudiciais.
Moralidade: respeito à ética e honestidade.
Publicidade: todos têm direito a receber dos órgãos públicos informações de seu interesse particular, ou de interesse coletivo ou geral, que serão prestadas no prazo da lei, sob pena de responsabilidade, ressalvadas aquelas cujo sigilo seja imprescindível à segurança da sociedade e do Estado.
Eficiência: exige que a atividade administrativa seja exercida com presteza, perfeição e rendimento funcional.
Princípio de devido processo legal: se encontra no art. 5º, inciso LIV, da Constituição, segundo o qual “ninguém será privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal”.
Princípios do contraditório e da ampla defesa: decorrem do art. 5º, inciso LV, da Constituição, que determina “aos litigantes, em processo judicial ou administrativo, e aos acusados em geral são assegurados o contraditório e ampla defesa, com os meios e recursos a ela inerentes”.
Princípio da finalidade: exige que o ato seja praticado sempre com a devida finalidade pública de atender objetivos e imperativos aos quais a Administração Pública está submetida.
Princípio da motivação: todos os julgamentos são públicos e todas as decisões devem ser fundamentadas, sob pena de nulidade.
Princípios da razoabilidade e proporcionalidade: expressam a ideia de que atos desproporcionais são ilegais e pouco razoáveis.
Princípio da segurança jurídica: no processo administrativo há a necessidade da garantia da certeza da aplicação justa da lei.
Princípio da supremacia do interesse público: os atos praticados pela Administração devem ter como finalidade o interesse público.
Princípio do formalismo moderado: adoção de formas procedimentais mais simples.
Princípio da pluralidade de instâncias: todas as decisões estão sujeitas à revisão ou modificação por instâncias administrativas hierarquicamente superiores.
Princípio da verdade material: autoriza a administração a valer-se de qualquer prova que a autoridade julgadora ou processante tenha conhecimento, desde que a constar no processo.
Princípio da celeridade: “a todos, no âmbito judicial e administrativo, são assegurados a razoável duração do processo e os meios que garantam a celeridade de sua tramitação” (Constituição Federal, art. 5º, inciso LXXVIII).

Essa pergunta também está no material:

processo eletronico AULA 4
15 pág.

Gestao de Serviços Juridicos Notorais e de Registr Centro Universitário UNINTERCentro Universitário UNINTER

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Os princípios gerais da Administração Pública são: legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência. Já os princípios constitucionais aplicados aos processos em geral são: devido processo legal, contraditório e ampla defesa, finalidade, motivação, razoabilidade e proporcionalidade, segurança jurídica, supremacia do interesse público, formalismo moderado, pluralidade de instâncias, verdade material e celeridade.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais