Buscar

02. As leishmanioses constituem afecções parasitárias com crescimento no sul do Brasil nas últimas décadas, sabendo da importância destas moléstias...

02. As leishmanioses constituem afecções parasitárias com crescimento no sul do Brasil nas últimas décadas, sabendo da importância destas moléstias, marque V ou F:

Em ambas leishmanioses, os vetores que ocorrem em nosso país pertencem ao gênero Lutzomyia, sendo conhecidos também como flebótomos, biriguis, mosquitos-palha, dentre outras denominações.
A presença de gatos se estabelece como elemento fundamental na distribuição da leishmaniose, sobretudo, nos casos de leishmaniose tegumentar americana, para a qual já se comprovou que os felinos são mais importantes reservatórios que os cães.
No Brasil, a maioria dos casos de leishmaniose tegumentar é ocasionada pela espécie Leishmania braziliensis. Esta espécie pode causar tanto a leishmaniose cutânea, como a leishmaniose cutâneomucosa.
A Leishmania infantum chagasi (=L. chagasi) constitui a espécie responsável pelos casos de leishmaniose visceral americana, também conhecida como calazar. Neste ponto, é importante frisar que a mordida e a lambedura de cães parasitados constituem métodos de transmissão da protozoose, sendo a eutanásia destes animais altamente recomendada por tal motivo.
Em áreas de alta endemicidade de calazar (leishmaniose visceral), o(a) médico(a) deve estar atento(a) para quadros de febre, anemia, adenopatia, hepato e esplenomegalia, acompanhados por distúrbios da medula óssea, principalmente em crianças. Além disso, os pacientes com quadros avançados da doença manifestam enfraquecimento, tendências hemorrágicas, emagrecimento, edemas e outras alterações que podem culminar em óbito, sendo fundamental o diagnóstico correto para o emprego da conduta efetiva ante o protozoário.
a) V, F, F, F, V
b) F, V, F, F, V
c) V, F, V, F, V
d) F, F, V, V, F
e) F, V, F, V, V

Essa pergunta também está no material:

Prova 2
4 pág.

Parasitologia Universidade Federal de PelotasUniversidade Federal de Pelotas

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) V, F, V, F, V". Justificativa: - A primeira afirmativa é verdadeira, pois os vetores que transmitem as leishmanioses no Brasil pertencem ao gênero Lutzomyia, também conhecidos como flebótomos, biriguis, mosquitos-palha, dentre outras denominações. - A segunda afirmativa é falsa, pois os cães são os principais reservatórios da leishmaniose tegumentar americana, e não os gatos. - A terceira afirmativa é verdadeira, pois a maioria dos casos de leishmaniose tegumentar no Brasil é causada pela espécie Leishmania braziliensis, que pode causar tanto a leishmaniose cutânea quanto a leishmaniose cutâneo-mucosa. - A quarta afirmativa é falsa, pois a Leishmania infantum chagasi (=L. chagasi) é a espécie responsável pelos casos de leishmaniose visceral americana, mas a eutanásia de cães parasitados não é a única medida de controle da doença. - A quinta afirmativa é verdadeira, pois os sintomas da leishmaniose visceral incluem febre, anemia, adenopatia, hepato e esplenomegalia, acompanhados por distúrbios da medula óssea, principalmente em crianças.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina