Buscar

Analise a notícia em pauta, e posteriormente responda às questões que a ela se referem: Nota zero Depois de liderar as manifestações contrárias à...

Analise a notícia em pauta, e posteriormente responda às questões que a ela se referem:

Nota zero

Depois de liderar as manifestações contrárias à realização do provão do MEC para avaliar a qualidade dos concursos superiores, o presidente da UNE [...] explicou o protesto estudantil às câmeras de TV:
- Na minha opinião, não houveram tumultos.
Agora sim dá para entender por que a UNE queria que os estudantes entregassem a prova em branco...
( O Estado de S. Paulo, 12/11/1996.)

a – Como já é do nosso conhecimento, a linguagem jornalística, além de denotativa, deve obedecer aos “ditames” atribuídos pela língua-padrão. Na sua opinião, a notícia em voga procurou priorizá-los, ou ocorreu algum desvio?

Na possibilidade de uma resposta positiva, justifique-a.

a) A notícia em questão apresenta um desvio em relação à norma padrão da língua portuguesa, ao utilizar o verbo 'haver' no plural, concordando com o objeto 'tumultos', quando deveria concordar com o sujeito indeterminado.
b) A notícia em questão apresenta um desvio em relação à norma padrão da língua portuguesa, ao utilizar o verbo 'haver' no plural, concordando com o objeto 'tumultos', quando deveria concordar com o sujeito oculto.
c) A notícia em questão segue a norma padrão da língua portuguesa, ao utilizar o verbo 'haver' no plural, concordando com o objeto 'tumultos', que é o termo mais próximo do verbo.

Essa pergunta também está no material:

TIPOS-DE-SUJEITO
2 pág.

Português Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

Respostas

1 pessoa visualizou e tirou sua dúvida aqui
User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "A notícia em questão apresenta um desvio em relação à norma padrão da língua portuguesa, ao utilizar o verbo 'haver' no plural, concordando com o objeto 'tumultos', quando deveria concordar com o sujeito oculto." O verbo "haver" é impessoal, ou seja, não possui sujeito. Portanto, o correto seria utilizar a terceira pessoa do singular, "houve", e não "houveram". Além disso, o sujeito da oração é indeterminado, e não o objeto "tumultos". A concordância correta seria com o sujeito oculto, ficando "Na minha opinião, não houve tumultos".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina