Buscar

A Aula 01 expõe diversas noções de conflito e as formas de resolvê-lo em nossa sociedade. Para demonstrar isso, são analisadas as teorias de Georg ...

A Aula 01 expõe diversas noções de conflito e as formas de resolvê-lo em nossa sociedade. Para demonstrar isso, são analisadas as teorias de Georg Simmel e de Ralf Gustav Dahrendorf. Dentre os temas tratados por estes teóricos destaca-se a análise do conflito desenvolvida por Simmel enquanto objeto das relações sociais. Em relação a este tema responda as seguintes indagações: como o conflito é entendido por Simmel? Como ele relaciona-se com a competição? Como o conflito pode ser visto no cotidiano da sociedade brasileira?

Simmel desenvolveu o conceito de sociação, no qual a formação da sociedade é oriunda das relações de interdependência dos atores sociais, por meio de contato ou interações sociais dos indivíduos.
Para Simmel, a sociedade é composta de relações de cooperação e oposição entre os indivíduos, quando estas são interações de oposição, estas são consideradas conflitos.
A competição, de acordo com Simmel, é uma forma de conflito, a mais comum, é a relação social provocada pela interação de concorrência de indivíduo com outro.
Atualmente, a sociedade brasileira tem uma visão negativa do termo conflito, normalmente, atribuindo o sentido de disputa, confronto.

Essa pergunta também está no material:

AD1
2 pág.

Segurança Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com Simmel, o conflito é entendido como uma interação social de oposição entre os indivíduos, que pode ser tanto de cooperação quanto de competição. Ele relaciona o conflito com a competição, que é uma forma comum de conflito, provocada pela interação de concorrência entre indivíduos. No cotidiano da sociedade brasileira, o conflito pode ser visto em diversas situações, como em disputas políticas, conflitos trabalhistas, disputas por recursos naturais, entre outros. É importante ressaltar que o conflito não é necessariamente algo negativo, pois pode levar a mudanças e transformações sociais.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais