Buscar

O Decreto n.º 74.170, de 10 de junho de 1974, regulamenta a Lei n.º 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comé...

O Decreto n.º 74.170, de 10 de junho de 1974, regulamenta a Lei n.º 5.991, de 17 de dezembro de 1973, que dispõe sobre o controle sanitário do comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos. Tanto esta Lei Federal como este Decreto Presidencial fazem uso de diversos termos relacionados aos objetos de regulamentação, sendo crucial que o profissional farmacêutico saiba exatamente as definições ou conceitos destes termos, para poder interpretar corretamente o que dispõem estas legislações. A prova desta importância é o fato de que em ambos os documentos existe um artigo destinado exclusivamente a apresentar as definições e conceitos dos termos principais.


São dois exemplos importantes os seguintes termos: Empresa: "pessoa física ou jurídica, de direito público ou privado que exerça com atividade principal ou subsidiária o comércio, venda, fornecimento e distribuição de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos equiparando-se à mesma para os efeitos da lei número 5.991, de 17 de dezembro de 1973, e deste Regulamento, as unidades dos órgãos da administração direta ou indireta, da União, dos Estados, do Distrito Federal, dos Territórios dos Municípios e de suas entidades paraestatais, incumbidas de serviços correspondentes" e Estabelecimento: "unidade da empresa destinada ao comércio de drogas, medicamentos, insumos farmacêuticos e correlatos".

 


 



 

I. Dá-se o nome de droga às substâncias ou matéria-prima cuja finalidade seja produção de medicamentos ou sanitizantes.

 

II. Insumo farmacêutico é toda droga ou matéria-prima aditiva ou complementar de qualquer natureza, empregada em medicamentos e seus recipientes.

 

III. Análise fiscal é aquela efetuada em drogas, medicamentos, insumos e correlatos para comprovar a sua conformidade com a fórmula que deu origem ao registro.

 

IV. O setor de fornecimento de medicamentos industrializados privativo de pequena unidade hospitalar ou equivalente é denominado por dispensário de medicamentos.

 

É correto o que se afirma em

A) 

I, II, III e IV.

B) 

I, II e III, apenas.

C) 

I e II, apenas.

D) 

IV, apenas.

E) 

III e IV, apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais