Buscar

Texto I    Rosana trabalha como servente de obras para a empresa Balança Mas Não Cai S.A (BLMNC), que atua na construção de edifícios residenciais ...

Texto I 

 

Rosana trabalha como servente de obras para a empresa Balança Mas Não Cai S.A (BLMNC), que atua na construção de edifícios residenciais por todo Brasil. A trabalhadora, alocada numa obra em curso na cidade de São Paulo, foi informada pela empresa de que ela seria transferida, provisoriamente, para o município de Botucatu no mês seguinte.

 

Insatisfeita, Rosana questionou a decisão empresarial, alegando que a transferência não poderia ser feita sem a sua anuência e que havia outras serventes disponíveis para o trabalho em Botucatu, como era de conhecimento de todos na empresa.

 

Em resposta, a BLMNC alegou que a mudança era compatível com a legislação, independentemente de sua concordância, e que, por se tratar de município situado dentro do Estado de São Paulo, com custo de vida inferior ao da capital, não seria necessário o pagamento de nenhuma complementação salarial ou ajuda de custo.

A partir das informações apresentadas, analise as afirmativas a seguir:

 

I. A transferência de Rosana, tal como determinada pela empresa, constitui mera realocação da trabalhadora, razão pela qual a empresa deverá custear apenas eventuais gastos com transporte para o lugar de trabalho. 

II. Ao contrário do que alega, a empresa não poderá transferir Rosana de município sem a sua concordância, salvo se comprovar a real necessidade do serviço, ainda que pague adicional de transferência e ajudas de custo. 

III. Diferentemente do alegado pelo empregador, o pagamento de adicional de transferência é devido em qualquer circunstância, mesmo que a mudança de localidade de trabalho aconteça dentro do município, por prejudicial ao trabalhador. 

IV. Para realizar a transferência de Rosana para o município de Botucatu, diferentemente do que afirma a empresa, a BMNC deverá pagar ajuda de custo, suportando os gastos que a trabalhadora venha a ter com a mudança, não servido a alegação da redução do custo de vida para afastar a obrigação. 

 

Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:

Escolha uma:

a.

I, II e IV, apenas.

b.

I e III, apenas.

c.

I, II e III, apenas.

d.

I, II, III e IV.

e.

II e IV, apenas.


Ainda não temos respostas

Você sabe responder essa pergunta?

Crie uma conta e ajude outras pessoas compartilhando seu conhecimento!


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais