Buscar

"Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de pr...

"Na produção social que os homens realizam, eles entram em determinadas relações indispensáveis e independentes de sua vontade; tais relações de produção correspondem a um estágio definido de desenvolvimento das suas forças materiais de produção. A totalidade dessas relações constitui a estrutura econômica da sociedade – fundamento real, sobre o qual se erguem as superestruturas política e jurídica, e ao qual correspondem determinadas formas de consciência social." (MARX, K. Prefácio à Crítica da economia política. In. MARX, K. ENGELS F. Textos 3. São Paulo. Edições Sociais, 1977 (adaptado)).

Tendo em mente o que se diz no texto acima e as leituras realizadas, faça uma reflexão a respeito dos motivos que levaram Karl Marx a realizar uma crítica contundente ao Modo de Produção Capitalista.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Karl Marx realizou uma crítica contundente ao Modo de Produção Capitalista porque, para ele, esse modo de produção é baseado na exploração do trabalhador. Segundo Marx, o capitalismo é um sistema em que os meios de produção são propriedade privada de uma minoria, enquanto a maioria da população é obrigada a vender sua força de trabalho para sobreviver. Dessa forma, o trabalhador é explorado, pois produz mais do que recebe em salário, gerando lucro para o proprietário dos meios de produção. Além disso, Marx também criticava a alienação do trabalhador, que perde o controle sobre o processo produtivo e não tem consciência do valor do seu trabalho. Para Marx, a solução seria a construção de uma sociedade socialista, em que os meios de produção seriam propriedade coletiva e a produção seria organizada de forma a atender às necessidades da sociedade como um todo.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais