Buscar

A cultura e a sociedade

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. Franz Boas é um dos grandes antropólogos da atualidade e tem fornecido muitas contribuições, por meio de seus estudos, para o entendimento mais ampliado acerca da cultura e do chamado relativismo cultural, criticando, dessa forma, os determinismos geográficos ou econômicos na formação da cultura.
Desse modo, assinale a alternativa que apresenta os motivos pelos quais Franz Boas é apontado como um dos expoentes da etnografia moderna.
Resposta: B. Porque foi um dos primeiros antropólogos a fazer pesquisas com observação direta nas sociedades, levando em consideração a formação, o trabalho de campo e a escrita.
2. Existem diferentes conceitos em torno da cultura. No entanto, em geral, ela pode ser compreendida como um sistema de signos e significados criados pelos grupos em distintas sociedades. É por esse motivo que se percebe evidência de hábitos, costumes, crenças e formas de pensamentos diferentes, de modo que é impossível pensar em uma homogeneidade cultural das sociedades.
Desse modo, assinale a alternativa cuja afirmação está inteiramente relacionada com essa contextualização.
Resposta: C. A cultura é parte do que se é, pois nela está o que regula a convivência e a comunicação em sociedade. Ao tratar do conceito de cultura, a sociologia ocupa-se em entender os aspectos que o ser humano adquire ao longo de sua convivência.
3. A sociologia, entre a ciências humanas e sociais, é aquela que tem por objetivo apresentar explicações e reflexões sobre as diferentes interações e relações que os seres humanos desenvolvem nas sociedades. Além disso, procura evidenciar as particularidades, os elementos não ditos dessas relações, as disputas pelo poder, as questões políticas, as desigualdades e outros tantos problemas que envolvem as pessoas e o mundo. Entre os inúmeros conceitos, a sociologia apresenta a ideia de sociedade como uma estrutura.
Nesse sentido, assinale a alternativa que corresponde a essa definição:
Resposta: A. A concepção de sociedade como estrutura procura ressaltar os aspectos de competição, conflito, concorrência e rivalidade entre os atores sociais. Ao mesmo tempo, também contempla dimensões morais e de regras de conduta.
4. Conforme Elliot e Turner (2012), a concepção de sociedade como solidariedade também conta com uma longa trajetória na análise sociológica e nas humanidades, pois tende a fortalecer a comunicação e a interação simbólica entre os indivíduos.
Assinale a alternativa que complementa essa afirmação:
Resposta: D. Na fase inicial, essa formulação procurava combater intelectualmente as concepções utilitaristas e individualistas e o conceito de homo economicus, dada a sua incapacidade de compreender a importância dos vínculos sociais.
5. Auguste Comte é um dos fundadores do que veio a ser conhecido como sociologia. Seus estudos partiam do princípio de que, se as ciências exatas e biológicas conseguiam fornecer explicações sofre fenômenos naturais e físicos, então deveria ser desenvolvida uma ciência que também fosse capaz de explicar, a partir de métodos específicos, as relações entre os indivíduos na sociedade. Ou seja, era preciso criar referências e saberes capazes de decifrar e compreender as interações e os modos de vivência dos grupos e as demais influências sociais sobre eles. Desse modo, na visão do autor, os indivíduos assumem um protagonismo no que se refere às relações sociais, nas relações com o “outro” (SCHAEFER, 2014, p.10).
Nessa direção, assinale a alternativa que corresponde à noção de relações sociais.
Resposta: E. Relações sociais são conceituadas como todas as interações e ligações que se estabelecem entre os seres humanos de maneira natural ou por seus interesses individuais ao longo da vida.

Outros materiais