Buscar

A recuperação de áreas já degradadas tem sido uma prática e, no Brasil, foi foco de política pública, ou seja, foi elaborado o Plano ABC, que dest...


A recuperação de áreas já degradadas tem sido uma prática e, no Brasil, foi foco de política pública, ou seja, foi elaborado o Plano ABC, que destinou recursos financeiros à adoção das práticas conservacionistas. O uso intensivo de pastagens sem os devidos cuidados com a reposição da fertilidade, a capacidade de lotação e o controle de erosão é um dos principais fatores de degradação de áreas agrícolas.

Sobre o uso de práticas conservacionistas e a recuperação de áreas ​​​​​​​de pastagens degradadas, assinale a alternativa correta.

A. 

As práticas de conservação de solos de caráter vegetativo têm um bom resultado na conservação das condições biológicas, químicas e físicas do solo, mas não são indicadas para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, seja de forma isolada ou em conjunto.

B. 

Qualquer área que se encontre em processo de degradação, seja final ou inicial, precisa ser manejada com práticas conservacionistas. As estratégias de recuperação podem ser classificadas como de longo, curto e médio prazo, sendo que a de curto prazo consiste em deixar a área em pousio para recuperação.

C. 

Sistemas integrados de exploração agrícola à integração lavoura-pecuária são uma interessante estratégia para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, uma vez que consistem na aplicação de diferentes práticas conservacionistas, edáficas, vegetativas e mecânicas, de acordo com a situação diagnosticada.

D. 

A prática conservacionista de caráter edáfico de controle da queima, por exemplo, que permite a redução do impacto do fogo nas características do solo, isoladamente, é capaz de proporcionar resultados suficientes na recuperação de áreas degradadas.

E. 

A recuperação de áreas de pastagens degradadas é possível a partir de uma análise minuciosa, ao se identificar a possibilidade de recuperação das pastagens ou, então, a necessidade de renová-las. No caso de necessidade de renovação das pastagens, a aplicação de práticas de caráter mecânico será suficiente.



💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Sistemas integrados de exploração agrícola à integração lavoura-pecuária são uma interessante estratégia para a recuperação de áreas de pastagens degradadas, uma vez que consistem na aplicação de diferentes práticas conservacionistas, edáficas, vegetativas e mecânicas, de acordo com a situação diagnosticada." Isso porque a integração lavoura-pecuária é uma prática que combina a produção de grãos com a criação de animais em uma mesma área, o que permite a recuperação de áreas degradadas de pastagens por meio da aplicação de diferentes práticas conservacionistas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais