Buscar

Ética Geral e JurídicaOs artigos 6º ao 7º-A do estatuto da OAB (Lei 8.906/94) consagram rol de direitos dos advogados que seriam utilizados para ga...

Ética Geral e JurídicaOs artigos 6º ao 7º-A do estatuto da OAB (Lei 8.906/94) consagram rol de direitos dos advogados que seriam utilizados para garantir o exercício da profissão. Considerando-os como rol meramente exemplificativo, tendo em vista a possibilidade de extensão por meio de outras leis, o estatuto tratou de forma indefinível os direitos e/ou prerrogativas do advogado.

Elenque, no mínimo 5 (cinco) direitos do advogado, constantes no artigo 7º da referida Lei e explique cada um deles, destacando sua importância para o exercício da advogacia.

 

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O artigo 7º do Estatuto da OAB (Lei 8.906/94) elenca os seguintes direitos do advogado: 1. Inviolabilidade do escritório ou local de trabalho: garante que o advogado possa exercer sua profissão sem ser importunado ou ter sua privacidade invadida, assegurando a confidencialidade das informações dos clientes. 2. Comunicar-se com seus clientes, pessoal e reservadamente, mesmo sem procuração, quando estes se acharem presos, detidos ou recolhidos em estabelecimentos civis ou militares, ainda que considerados incomunicáveis: permite que o advogado possa se comunicar com seus clientes mesmo em situações de prisão ou detenção, garantindo o direito de defesa. 3. Ter acesso aos autos de processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, mesmo sem procuração, quando não estejam sujeitos a sigilo, assegurada a obtenção de cópias, podendo tomar apontamentos: possibilita que o advogado tenha acesso aos processos em que atua, para que possa exercer sua defesa de forma adequada. 4. Vista dos processos judiciais ou administrativos de qualquer natureza, em cartório ou na repartição competente, ou retirá-los pelo prazo legal, quando não puderem ser examinados no local, vedada a remoção dos autos: permite que o advogado possa examinar os processos em que atua, para que possa exercer sua defesa de forma adequada. 5. Retirar-se do recinto onde se encontre aguardando pregão para ato judicial, após trinta minutos do horário designado e ao qual ainda não tenha comparecido a autoridade que deva presidir a eleição: garante que o advogado não seja obrigado a aguardar por tempo indeterminado em audiências ou sessões judiciais, respeitando seu tempo e sua agenda profissional. Esses direitos são fundamentais para o exercício da advocacia, garantindo a independência e a autonomia do advogado no desempenho de suas funções, bem como a proteção dos direitos de seus clientes.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais