Buscar

Como é financiada a Atenção Básica? O Piso da Atenção Básica (PAB) é composto de uma fração fixa e outra variável e constitui-se no componente fed...

Como é financiada a Atenção Básica?

O Piso da Atenção Básica (PAB) é composto de uma fração fixa e outra variável e constitui-se no componente federal para o financiamento da Atenção Básica.
O Piso da Atenção Básica (PAB) consiste em um montante de recursos financeiros federais destinados à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica.
Os recursos financeiros para a Atenção Básica são repassados em conta específica denominada “FMS – nome do município – PAB” e a transferência é fundo a fundo do Ministério da Saúde.
Para que ocorra a efetivação da transferência dos recursos financeiros é necessário que sejam lançados dados no Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB).

Essa pergunta também está no material:

Aula 8 - As políticas e práticas de saúde e os sistemas de informação
20 pág.

Biomedicina Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A Atenção Básica é financiada pelo Piso da Atenção Básica (PAB), que é composto por uma fração fixa e outra variável e é o componente federal para o financiamento da Atenção Básica. Esse montante de recursos financeiros federais é destinado à viabilização de ações de Atenção Básica à saúde e compõe o Teto Financeiro do Bloco Atenção Básica. Os recursos financeiros para a Atenção Básica são repassados em conta específica denominada “FMS – nome do município – PAB” e a transferência é fundo a fundo do Ministério da Saúde. Para que ocorra a efetivação da transferência dos recursos financeiros é necessário que sejam lançados dados no Sistema de Informação de Atenção Básica (SIAB).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais