Buscar

Defina: A) Demanda por moeda; B) Teoria quantitativa da moeda; C) Velocidade-renda da moeda. A) Demanda por moeda B) Teoria quantitativa da moeda C...

Defina: A) Demanda por moeda; B) Teoria quantitativa da moeda; C) Velocidade-renda da moeda.
A) Demanda por moeda
B) Teoria quantitativa da moeda
C) Velocidade-renda da moeda
A demanda por moeda é diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros. Ela depende tanto da renda como da taxa de juros nominal, ou seja, quanto maior for a renda, maior será a demanda pela moeda e vice-versa e em relação a taxa de juros, quanto maior será a demanda, menor a taxa de juros.
A teoria quantitativa da moeda é uma teoria muito importante que analisa todo o equilíbrio da economia do lado monetário. Ela defende que o nível dos preços é sempre determinado pela quantidade de moeda em circulação e pela sua velocidade de circulação também.
A velocidade-renda da moeda é definida como o rácio entre o PNB anual nominal de um determinado ano (como numerador) e o stock de massa monetária (M) no final desse mesmo ano.

Essa pergunta também está no material:

Praticando Economia
1 pág.

Economia I Faculdade Professor Miguel Ângelo da Silva SantosFaculdade Professor Miguel Ângelo da Silva Santos

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A) A demanda por moeda é a quantidade de dinheiro que as pessoas desejam manter em suas carteiras para realizar transações diárias. Ela é diretamente relacionada com a renda e inversamente relacionada com a taxa de juros. Ou seja, quanto maior for a renda, maior será a demanda pela moeda e vice-versa. Em relação à taxa de juros, quanto maior será a demanda, menor a taxa de juros. B) A teoria quantitativa da moeda é uma teoria que analisa todo o equilíbrio da economia do lado monetário. Ela defende que o nível dos preços é sempre determinado pela quantidade de moeda em circulação e pela sua velocidade de circulação também. Em outras palavras, a teoria quantitativa da moeda afirma que a inflação é causada pelo aumento da quantidade de moeda em circulação. C) A velocidade-renda da moeda é definida como o rácio entre o PNB anual nominal de um determinado ano (como numerador) e o stock de massa monetária (M) no final desse mesmo ano. Ela mede a frequência com que a moeda é utilizada para realizar transações na economia. Quanto maior a velocidade-renda da moeda, menor é a quantidade de moeda necessária para realizar as transações.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais