Buscar

Mãe informa, em consulta pediátrica, que o filho de 8 anos de idade realizou treinamento fecal com 2 anos de idade, mas, desde os 6 anos, apresenta...

Mãe informa, em consulta pediátrica, que o filho de 8 anos de idade realizou treinamento fecal com 2 anos de idade, mas, desde os 6 anos, apresenta perda de fezes nas roupas. O menino evacua 2 vezes por semana, porém, perde fezes nas roupas íntimas mais que 6 vezes por semana. Relata alimentação rica em carboidratos e açúcares e pobre em fibras. O filho não percebe quando as perdas fecais ocorrem. Já tratou constipação, porém de forma irregular e por curto período. Durante a consulta, o paciente permanece retraído e nega qualquer problema, mas a mãe diz que ele sofre bullying na escola. Ao exame físico, apresenta massa abdominal palpável na fossa ilíaca esquerda e o toque retal mostra grande quantidade de fezes na ampola retal.

A criança apresenta muitas vezes defecação dolorosa e/ou infrequente, incontinência fecal e dor abdominal.
A definição atual de constipação infantil foi estabelecida pelos critérios de ROMA IV, que apresenta para crianças de 4 anos até adolescentes (uma vez por semana por pelo menos um mês). Pelo menos 2 critérios abaixo: – duas ou menos evacuações no banheiro por semana; – pelo menos um episódio de incontinência fecal por semana; – história de comportamento de retenção ou retenção voluntária excessiva de fezes; – história de evacuações dolorosas ou duras; – história de fezes de grande diâmetro que podem obstruir o vaso sanitário; – grande massa fecal no reto. – Deve haver critérios insuficientes para o diagnóstico de síndrome do intestino irritável. – Os sintomas não devem ser plenamente explicados por outra condição médica.
(alternativa C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.

Essa pergunta também está no material:

DEVOLUTIVA_HAM4_ALUNOS
10 pág.

Anatomia Humana I CENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCOCENTRO UNIVERSITÁRIO DE PATO BRANCO

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O caso descrito apresenta sinais e sintomas de constipação intestinal crônica, que é caracterizada por evacuações infrequentes e/ou dolorosas, incontinência fecal e dor abdominal. A definição atual de constipação infantil foi estabelecida pelos critérios de ROMA IV, que apresenta para crianças de 4 anos até adolescentes (uma vez por semana por pelo menos um mês). Pelo menos 2 critérios abaixo: – duas ou menos evacuações no banheiro por semana; – pelo menos um episódio de incontinência fecal por semana; – história de comportamento de retenção ou retenção voluntária excessiva de fezes; – história de evacuações dolorosas ou duras; – história de fezes de grande diâmetro que podem obstruir o vaso sanitário; – grande massa fecal no reto. – Deve haver critérios insuficientes para o diagnóstico de síndrome do intestino irritável. – Os sintomas não devem ser plenamente explicados por outra condição médica. A alternativa correta é a letra C: "As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I."

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais