Buscar

Disserte, agora, sobre o órgão municipal que tem a finalidade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes e, também, fazer a fiscalizaç...

Disserte, agora, sobre o órgão municipal que tem a finalidade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes e, também, fazer a fiscalização da rede de proteção existente.

O órgão municipal que tem a finalidade de zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes e, também, fazer a fiscalização da rede de proteção existente é o Conselho Tutelar.
O Conselho Tutelar é um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos nesta Lei.
O Conselho Tutelar é composto por membros escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha.
O Conselho Tutelar é responsável por atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas em lei para cada caso.
O Conselho Tutelar é responsável por atender e aconselhar os pais ou responsável, aplicando as medidas previstas em lei para cada caso.
O Conselho Tutelar é responsável por promover a execução de suas decisões, podendo requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança.
O Conselho Tutelar é responsável por encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente.
O Conselho Tutelar é responsável por encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, acompanhando sua tramitação, e comparecer às audiências e demais atos em que sejam necessárias a presença e opinião do conselheiro.
O Conselho Tutelar é responsável por representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal.
O Conselho Tutelar é responsável por representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

Essa pergunta também está no material:

IMG-20191023-WA0077
1 pág.

Serviço Social Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O Conselho Tutelar é o órgão municipal responsável por zelar pelos direitos das crianças e dos adolescentes e fazer a fiscalização da rede de proteção existente. É um órgão permanente e autônomo, não jurisdicional, encarregado pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente, definidos na Lei. O Conselho Tutelar é composto por membros escolhidos pela população local para mandato de quatro anos, permitida uma recondução, mediante novo processo de escolha. O Conselho Tutelar é responsável por atender as crianças e adolescentes nas hipóteses previstas nos arts. 98 e 105, aplicando as medidas previstas em lei para cada caso. Além disso, é responsável por atender e aconselhar os pais ou responsável, promover a execução de suas decisões, encaminhar ao Ministério Público notícia de fato que constitua infração administrativa ou penal contra os direitos da criança ou adolescente, encaminhar à autoridade judiciária os casos de sua competência, representar, em nome da pessoa e da família, contra a violação dos direitos previstos no art. 220, § 3º, inciso II, da Constituição Federal e representar ao Ministério Público, para efeito das ações de perda ou suspensão do poder familiar, após esgotadas as possibilidades de manutenção da criança ou do adolescente junto à família natural.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais