Buscar

Sobre os delitos de roubo e extorsão, julgue as assertivas abaixo e marque a opção correta: A prática dos delitos de roubo e extorsão mediante con...

Sobre os delitos de roubo e extorsão, julgue as assertivas abaixo e marque a opção correta:

A prática dos delitos de roubo e extorsão mediante concurso eventual de pessoas configura circunstância qualificadora.
Caso o agente restrinja a liberdade da vítima, mantendo-a em seu poder durante a prática de subtração de coisa alheia móvel, sua conduta será tipificada como extorsão mediante sequestro.
Os delitos de roubo, extorsão e extorsão mediante sequestro são considerados crimes hediondos, ainda que praticados nas formas simples, conforme expressa previsão da Lei nº 8.072/1990 (Lei de Crimes Hediondos).
A distinção entre os delitos de roubo e extorsão pode ser avaliada de acordo com o grau de participação da vítima para a execução da empreitada criminosa, sendo, dessa forma, caracterizado o delito de roubo nos casos em que a participação da vítima seja irrelevante.
O princípio da insignificância como causa excludente da tipicidade material da conduta pode ser reconhecido para os delitos de roubo e extorsão em decorrência da ausência de expressa vedação legal.
a) Todas as afirmativas estão incorretas.
b) Apenas a afirmativa 1 está correta.
c) Apenas as afirmativas 1 e 2 estão corretas.
d) Apenas as afirmativas 1, 2 e 3 estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Estácio_ Alunos
6 pág.

Direito Penal , Lep , Leis Extravagantes , Portarias. Universidade Estácio de Sá - EADUniversidade Estácio de Sá - EAD

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas a afirmativa 1 está correta. A primeira assertiva está correta, pois a participação de outras pessoas no delito de roubo ou extorsão configura circunstância qualificadora. A segunda assertiva está incorreta, pois a conduta de manter a vítima em seu poder durante a subtração de coisa alheia móvel configura o crime de sequestro, e não de extorsão mediante sequestro. A terceira assertiva está incorreta, pois a Lei de Crimes Hediondos prevê que apenas as formas qualificadas desses crimes são consideradas hediondas. A quarta assertiva está incorreta, pois a distinção entre roubo e extorsão não se dá pelo grau de participação da vítima, mas sim pela forma como a subtração é realizada. A quinta assertiva está incorreta, pois o princípio da insignificância não pode ser aplicado aos crimes de roubo e extorsão, uma vez que a lesão ao bem jurídico protegido é considerada relevante.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais