Buscar

15) Dra. Carolina é médica de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) em uma área rural no Norte de Minas Gerais. Mudou-se do Rio de Janeiro (capital...

15) Dra. Carolina é médica de uma Estratégia Saúde da Família (ESF) em uma área rural no Norte de Minas Gerais. Mudou-se do Rio de Janeiro (capital) para o município em questão há cerca de 2 meses. Recentemente, durante um dia de trabalho precisou encaminhar uma criança de 6 anos com insuficiência cardíaca grave para o serviço hospitalar da capital, Belo Horizonte. Também tem notado que muitos dos seus pacientes adultos possuem insuficiência cardíaca e vez ou outra encontram-se descompensados clinicamente no pronto-socorro da pequena cidade. Também nota que muitos não sabem o porquê de terem, como dizem, "o coração grande". Uma das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) da equipe lhe falou na semana anterior o que pensava da sua observação diante desse agravo aparentemente numeroso: "isso é por causa do barbeiro, Dra, sabe? Aquele bicho tipo um besouro (...) a região é cheia deles. Uma vez um Dr. antigo daqui, que já faleceu há anos, chamava esse trem ruim que a senhora quer saber de Chagas..." Considerando o texto acima e conhecimentos em Vigilância em Saúde, principalmente aplicada à Atenção Primária à Saúde (APS), responda a alternativa correta:


A) A vigilância em saúde não incide neste contexto, afinal o processo diagnóstico do agravo supracitado se restringe ao escopo da fisiopatologia cardiovascular.
B) No aspecto que tange a vigilância ambiental, podemos levantar o número de óbitos infantis no território pela Doença de Chagas.
C) A médica da APS, neste caso, fica responsável pelo diagnóstico nosológico e os aspectos da vigilância em saúde, inclusive sua utilidade, devem ser trabalhados somente pelos ACS da unidade que já conhecem o território.
D) A médica da APS deve notificar o caso suspeito de Doença de Chagas para a Vigilância Epidemiológica, que é responsável por investigar e adotar medidas de controle.

Essa pergunta também está no material:

P2 - SF - 104
5 pág.

Saúde da Família Universidade Severino SombraUniversidade Severino Sombra

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra D) A médica da APS deve notificar o caso suspeito de Doença de Chagas para a Vigilância Epidemiológica, que é responsável por investigar e adotar medidas de controle. A médica da APS tem um papel importante na identificação de casos suspeitos de doenças e agravos, mas a vigilância em saúde é uma responsabilidade compartilhada entre diferentes profissionais e setores. No caso descrito, a suspeita de Doença de Chagas é um problema de saúde pública que deve ser notificado à Vigilância Epidemiológica, que é responsável por investigar e adotar medidas de controle. A vigilância ambiental também pode ser importante para identificar a presença do vetor da doença na região.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais