Buscar

De acordo com Teixeira e Vislasbôas (2014), durante o século XX dois modelos hegemônicos de atenção à saúde se fizeram presentes no Brasil. Conside...

De acordo com Teixeira e Vislasbôas (2014), durante o século XX dois modelos hegemônicos de atenção à saúde se fizeram presentes no Brasil. Considerando a definição e as características dos modelos de atenção apresentados, assinale a alternativa INCORRETA:


a) As campanhas sanitárias e os programas de controles especiais de doença, oriundos do modelo sanitário, permanecem vigentes na atenção à saúde brasileira.
b) O modelo médico-assistencial privatista surgiu a partir da forte influência da medicina liberal e possui estreita relação com o surgimento e fortalecimento do sistema suplementar brasileiro.
c) A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país significou a superação dos modelos de atenção sanitarista e privatista e a introdução e estabelecimento exclusivo de modelos de atenção alternativos (promoção da saúde, vigilância da saúde), sendo esse um grande avanço para a saúde no país.
d) A perspectiva da promoção da saúde trouxe várias contribuições para a políticas de saúde brasileira, sobretudo, com a ideia de intersetorialidade e concepção ampliada de saúde.

Essa pergunta também está no material:

PROVA HACA40 - OK
8 pág.

Campo da Saúde: Saberes e Práticas Universidade Federal da BahiaUniversidade Federal da Bahia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra c) A criação do Sistema Único de Saúde (SUS) no país significou a superação dos modelos de atenção sanitarista e privatista e a introdução e estabelecimento exclusivo de modelos de atenção alternativos (promoção da saúde, vigilância da saúde), sendo esse um grande avanço para a saúde no país. Embora o SUS tenha sido criado com o objetivo de superar os modelos anteriores, ele não estabeleceu modelos de atenção exclusivos, mas sim incorporou elementos dos modelos anteriores, como a vigilância epidemiológica e as campanhas de vacinação, além de ter uma forte influência do modelo médico-assistencial. O SUS também incorporou a perspectiva da promoção da saúde, mas não de forma exclusiva.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais