Logo Passei Direto
Buscar
Com relação à evolução do trabalho da mulher no Brasil, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Historicamente, as primeiras medidas tutelares em favor do trabalho da mulher de que se tem notícia se destinavam às atividades das professoras públicas (notadamente no Distrito Federal e São Paulo).
( ) As primeiras normas de proteção do trabalho da mulher surgiram com o Decreto Nº 16.300, voltadas para a maternidade (repouso antes e depois do parto, facilidades para amamentação do filho, obrigação de instalação de creches ou salas de amamentação próximas dos locais de prestação de serviço).
( ) O trabalho da mulher no Brasil só veio a ser efetivamente regulado em 1932, quando se proibiu o trabalho noturno e nas minerações e subsolo, nas pedreiras e obras e serviços públicos, dos serviços perigosos e insalubres.
( ) Em 1943, foi editada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), consolidando todas as matérias relativas ao trabalho. A primeira alteração foi em 1944, quando foi proibido o trabalho noturno da mulher se esta fosse maior de 18 anos, somente em algumas atividades.
A V - V - F - F.
B F - V - F - V.
C V - F - V - F.
D F - F - V - V.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 2 anos

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a evolução do trabalho da mulher no Brasil: ( ) Historicamente, as primeiras medidas tutelares em favor do trabalho da mulher de que se tem notícia se destinavam às atividades das professoras públicas (notadamente no Distrito Federal e São Paulo). É verdadeira (V). As primeiras medidas de proteção ao trabalho da mulher realmente estavam relacionadas às professoras, que eram uma das poucas profissões femininas reconhecidas na época. ( ) As primeiras normas de proteção do trabalho da mulher surgiram com o Decreto Nº 16.300, voltadas para a maternidade (repouso antes e depois do parto, facilidades para amamentação do filho, obrigação de instalação de creches ou salas de amamentação próximas dos locais de prestação de serviço). É verdadeira (V). O Decreto Nº 16.300, de 1930, realmente trouxe normas de proteção ao trabalho da mulher, especialmente em relação à maternidade. ( ) O trabalho da mulher no Brasil só veio a ser efetivamente regulado em 1932, quando se proibiu o trabalho noturno e nas minerações e subsolo, nas pedreiras e obras e serviços públicos, dos serviços perigosos e insalubres. É falsa (F). Embora tenha havido regulamentações, a proibição do trabalho noturno e em atividades perigosas foi mais formalizada com a CLT em 1943, e não em 1932. ( ) Em 1943, foi editada a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), consolidando todas as matérias relativas ao trabalho. A primeira alteração foi em 1944, quando foi proibido o trabalho noturno da mulher se esta fosse maior de 18 anos, somente em algumas atividades. É verdadeira (V). A CLT realmente foi um marco na regulamentação do trabalho no Brasil, e a proibição do trabalho noturno para mulheres maiores de 18 anos foi uma das suas primeiras alterações. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a B: F - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

User badge image

Ed Verified user icon

há 2 anos

A alternativa correta é a letra C: V - F - V - F. Explicação: - A primeira sentença é verdadeira, pois as primeiras medidas tutelares em favor do trabalho da mulher no Brasil foram destinadas às atividades das professoras públicas. - A segunda sentença é falsa, pois as primeiras normas de proteção do trabalho da mulher surgiram com o Decreto Nº 21.175, em 1932, e não com o Decreto Nº 16.300. - A terceira sentença é verdadeira, pois o trabalho da mulher no Brasil só veio a ser efetivamente regulado em 1932, quando se proibiu o trabalho noturno e nas minerações e subsolo, nas pedreiras e obras e serviços públicos, dos serviços perigosos e insalubres. - A quarta sentença é falsa, pois a CLT foi editada em 1943, mas a primeira alteração foi em 1941, quando foi proibido o trabalho noturno da mulher em qualquer atividade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

Sobre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), assinale a alternativa CORRETA:


A A OIT nasceu oficialmente do dia 24 de outubro de 1945, assinada por 51 países, entre eles o Brasil.
B O foco da OIT é a manutenção da paz e do desenvolvimento em todos os países do mundo.
C Uma das funções fundamentais da OIT é a elaboração, a adoção, a aplicação e a promoção das Normas Internacionais do Trabalho, sob a forma de convenções, protocolos, recomendações, resoluções e declarações.
D A estrutura da OIT é tripartite, ou seja, é formada por membros representantes da ONU, dos empregadores e dos trabalhadores, dos diversos países associados.

Nas empresas, é preciso informar o empregador, através de parecer técnico, sobre os riscos existentes nos ambientes de trabalho, bem como orientá-lo sobre as medidas de eliminação e neutralização. Sobre a que trabalhador compete essa exigência, assinale a alternativa CORRETA:


A Ao engenheiro de Segurança do Trabalho.
B Ao líder da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes.
C Ao técnico em Segurança do Trabalho.
D Ao Delegado Regional do Trabalho.

Sobre a NR-20, que se refere a líquidos combustíveis inflamáveis, analise as sentenças a seguir:

I- Esta norma é destinada às empresas que exploram a extração, produção, armazenamento, manuseio e manipulação de inflamáveis.
II- Entre as diversas definições que estabelece, relata que os líquidos inflamáveis possuem ponto de fulgor menor ou igual a 60 °C.
III- Os gases inflamam com o ar a 20 °C e a uma pressão padrão de 101,3 kPa.
IV- Os líquidos combustíveis possuem ponto de fulgor maior que 20°C e menor ou igual a 93 °C.

Assinale a alternativa CORRETA:


A As sentenças I, II e IV estão corretas.
B As sentenças I e IV estão corretas.
C As sentenças II e IV estão corretas.
D As sentenças I, II e III estão corretas.

Benefícios consistem em prestações pecuniárias pagas pela Previdência Social aos segurados ou aos seus dependentes de forma a atender a cobertura dos eventos de doença, invalidez, morte e idade avançada; a proteção à maternidade, especialmente à gestante; ao salário-família e ao auxílio-reclusão para os dependentes dos segurados de baixa renda; e a pensão por morte do segurado, homem ou mulher, ao cônjuge ou companheiro e dependentes. As prestações pecuniárias continuadas, denominadas benefícios, são pagas de forma continuada. Sobre o exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) Embora pagos de forma continuada, a característica fundamental desses benefícios é a transitoriedade, salvo a pensão por morte.
( ) No caso de haver a cessação da incapacidade para o trabalho, cessa a percepção do benefício previdenciário e o empregado/segurado deve retornar para o serviço imediatamente, deixando o contrato de trabalho de ser considerado suspenso.
( ) Esta indenização acidentária, paga em forma de benefícios previdenciários, tem o seu valor predeterminado pela legislação.
( ) Sua base de cálculo é o salário de benefício que, por sua vez, é obtido mediante a média aritmética simples dos maiores salários de contribuição correspondentes a 70% de todo o período contributivo.

Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:


A V - F - F - V.
B F - F - F - V.
C V - V - V - F.
D F - V - V - F.

Assinale a alternativa CORRETA que apresenta a NR que trata de condições e meio ambiente de trabalho e NR de trabalho em altura:


A NR 16 e NR 35.
B NR 35 e NR18.
C NR 18 e NR 21.
D NR 18 e

Com relação às atribuições do engenheiro de segurança do trabalho, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

( ) A especialização em engenheiro do trabalho será concedida a todo engenheiro ou arquiteto portador de certificado de conclusão de curso de especialização em Engenharia de Segurança do Trabalho, a ser ministrado no País, em nível de pós-graduação.
( ) Entre as incumbências do engenheiro de segurança estão a gestão de todos os elementos de segurança e saúde ocupacionais, seja em médias ou grandes empresas, dos mais diversos segmentos.
( ) Atua de forma a coordenar e realizar estudos, investigações e análises de projetos com o propósito de eliminar, ou reduzir, a graus toleráveis, os agentes nocivos à saúde do trabalhador.
( ) Coordena e realiza estudos, investigações e análises de projetos com o propósito de eliminar, ou reduzir, a graus toleráveis, os agentes nocivos à saúde do trabalhador.
A V - V - V - V.
B F - F - V - F.
C F - V - V - F.
D V - F - F - F.

Mais conteúdos dessa disciplina