Buscar

O presente ensaio tem o objetivo de analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Com base em u...

O presente ensaio tem o objetivo de analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Com base em uma retrospectiva das práticas de educação em saúde e dos discursos a elas subjacentes são reconstituídas as racionalidades determinantes de tais práticas. Durante os períodos Higienista e o da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém “sem conhecimento”, desconsiderando o saber popular. Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem. Concluiu-se que, atualmente, há um descompasso entre teoria e prática, pois, a despeito de uma nova concepção de educação em saúde emancipadora, as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos, em um retorno histórico às raízes da educação em saúde.

O ensaio tem como objetivo analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano.
Durante os períodos Higienista e o da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém “sem conhecimento”, desconsiderando o saber popular.
Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem.
Atualmente, há um descompasso entre teoria e prática na educação em saúde, pois as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos.

Essa pergunta também está no material:

História da Educação em Saúde no Brasil.
10 pág.

Referente à disciplina de Educação em Saúde da Universidade Nove de Julho.

Educação e Saúde Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma análise histórica das práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Durante os períodos Higienista e da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém "sem conhecimento", desconsiderando o saber popular. Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem. No entanto, ainda há um descompasso entre teoria e prática, pois as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais