Buscar

O presente ensaio tem o objetivo de analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Com base em u...

O presente ensaio tem o objetivo de analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Com base em uma retrospectiva das práticas de educação em saúde e dos discursos a elas subjacentes são reconstituídas as racionalidades determinantes de tais práticas. Durante os períodos Higienista e o da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém “sem conhecimento”, desconsiderando o saber popular. Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem. Concluiu-se que, atualmente, há um descompasso entre teoria e prática, pois, a despeito de uma nova concepção de educação em saúde emancipadora, as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos, em um retorno histórico às raízes da educação em saúde.

O ensaio tem como objetivo analisar historicamente as práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano.
Durante os períodos Higienista e o da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém “sem conhecimento”, desconsiderando o saber popular.
Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem.
Atualmente, há um descompasso entre teoria e prática na educação em saúde, pois as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos.

Essa pergunta também está no material:

História da Educação em Saúde no Brasil.
10 pág.

Referente à disciplina de Educação em Saúde da Universidade Nove de Julho.

Educação e Saúde Colégio ObjetivoColégio Objetivo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O texto apresenta uma análise histórica das práticas de educação em saúde no Brasil durante o período Republicano. Durante os períodos Higienista e da Educação Sanitária, as ações educativas no campo da saúde foram vistas como a transmissão de conhecimentos de alguém detentor do saber científico para alguém "sem conhecimento", desconsiderando o saber popular. Hoje, o objetivo da educação em saúde é desenvolver nas pessoas o senso de responsabilidade por sua própria saúde e pela saúde da comunidade à qual pertencem. No entanto, ainda há um descompasso entre teoria e prática, pois as atividades educativas ainda têm caráter higienista, imperativo e de transmissão vertical de conhecimentos.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes