Buscar

Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas Os sistemas educacionais se organizaram e se estruturaram historicamente sustentand...

Assinale V para as alternativas verdadeiras e F para as falsas

Os sistemas educacionais se organizaram e se estruturaram historicamente sustentando as suas práticas em um modelo de currículo rígido e homogeneizador, por meio do qual se ensina e se avalia todos da mesma forma.
A educação inclusiva requer que se flexibilize esse currículo, a fim de atender a diversidade de formas de ser e de aprender dos alunos.
A flexibilização do currículo deve ser possibilitada pelas adequações curriculares para atender alunos com necessidades educacionais específicas.
A proposta pedagógica oferecida no atendimento educacional especializado é necessariamente diferente do ensino escolar regular e não pode caracterizar-se como um espaço de reforço escolar ou complementação das atividades escolares.
A acessibilidade se insere no modo como a escola oportuniza a construção de uma cultura curricular comprometida com a ética e o respeito aos direitos humanos.
O currículo escolar deve contemplar a formação humanista, por meio da abordagem de conteúdos atitudinais, que possam combater a discriminação e o preconceito, assim como valorizar atitudes mais inclusivas e abertas ao acolhimento da diversidade em todas as suas formas de expressão.
Flexibilização do tempo de realização das atividades curriculares; adequação de formas, instrumentos e critérios de avaliação da aprendizagem dos estudantes com necessidades educacionais específicas; adequações na forma de organização das aulas, dos tempos e dos espaços escolares; atividades em duplas ou em grupo, são exemplos de acessibilidade metodológica.
Tecnologias assistivas como pranchas de comunicação; textos com fonte ampliada; leitores de tela; livros falados; impressão em Braille; materiais adaptados em forma de maquete ou com aplicação de relevo; reprodução de objetos; sistemas e conceitos em material concreto; acervo em Braille para a biblioteca, são exemplos de acessibilidade instrumental.
A acessibilidade programática diz respeito à eliminação de barreiras relacionadas às políticas públicas e à legislação.
Para que as barreiras programáticas sejam rompidas, faz-se necessária a conscientização de todos os agentes responsáveis direta e indiretamente pela educação, sobre os direitos assegurados à inclusão educacional.
V, V, V, V, V, V, V, V, V, V
V, V, V, V, V, V, F, V, V, V
V, V, V, V, V, V, V, V, V, F
V, V, V, V, V, V, V, V, F, V
V, V, V, V, V, V, V, V, V, V

Essa pergunta também está no material:

Avaliação - SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS - FAVENI
4 pág.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

V, V, V, V, V, V, V, V, V, V

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais