Buscar

Um tubo de água quente a 80°C perde calor para o ar da vizinhança a 5°C por convecção natural com coeficiente de transferência de calor igual a 25 ...

Um tubo de água quente a 80°C perde calor para o ar da vizinhança a 5°C por convecção natural com coeficiente de transferência de calor igual a 25 W/m²°C. O diâmetro externo do tubo é D e seu comprimento é L. Determine a taxa de calor transferido, em kW.

A taxa de transferência de calor por convecção é diretamente proporcional à diferença de temperatura entre o fluido e o meio externo e ao coeficiente de transferência de calor.
A área de transferência de calor é proporcional ao comprimento do tubo e ao seu diâmetro externo.

Essa pergunta também está no material:

P3 - 2020-1 Earte - Questões
1 pág.

Termodinâmica Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Para calcular a taxa de calor transferido, podemos utilizar a Lei de Newton do resfriamento, que relaciona a taxa de transferência de calor por convecção com a diferença de temperatura entre o fluido e o meio externo, e o coeficiente de transferência de calor: q = h * A * (Tf - Te) Onde: q = taxa de calor transferido (kW) h = coeficiente de transferência de calor (W/m²°C) A = área de transferência de calor (m²) Tf = temperatura do fluido (°C) Te = temperatura do meio externo (°C) Podemos calcular a área de transferência de calor do tubo utilizando a fórmula da área da superfície lateral de um cilindro: A = 2 * pi * (D/2) * L Onde: D = diâmetro externo do tubo (m) L = comprimento do tubo (m) Substituindo os valores dados, temos: A = 2 * pi * (D/2) * L A = pi * D * L Agora podemos calcular a taxa de calor transferido: q = h * A * (Tf - Te) q = 25 * pi * D * L * (80 - 5) q = 75 * pi * D * L q = 235,62 * D * L Portanto, a taxa de calor transferido é de 235,62 * D * L kW.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais