Buscar

A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica multifatorial, com alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos princ...

  1. A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS), condição clínica multifatorial, com alta prevalência e baixas taxas de controle, é considerada um dos principais fatores de risco cardiovascular modificável e um dos mais importantes problemas de saúde pública. Fármacos diuréticos são aqueles que aumentam a taxa de fluxo da urina.
  2. Sobre os diuréticos tiazídicos, são verdadeiras as seguintes afirmativas:
  3. I- Diuréticos são utilizados no tratamento de pacientes com retenção de sódio e água.
  4. II- Os diuréticos tiazídicos são inibidores do simporte (cotransporte) de Na+Cle atuam, principalmente, no Túbulo Contorcido Distal (TCD) do néfron.
  5. III- Entre os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos mais citados na literatura constam a hipopotassemia ou hipocalemia e a hiperuricemia.
  6. IV- A interação entre diuréticos tiazídicos e quinidina causa o aumento da reabsorção tubular renal do último fármaco, por alcalinização da urina, com elevação dos riscos de efeitos tóxicos.
  7. a.I, II e III.
  8. b.II, III e IV.
  9. c.II e III.
  10. d.I, II, III e IV.
  11. e.II e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra c) II e III. Justificativa: I - Diuréticos são utilizados no tratamento de pacientes com retenção de sódio e água. Essa afirmativa é verdadeira, mas não se refere especificamente aos diuréticos tiazídicos. II - Os diuréticos tiazídicos são inibidores do simporte (cotransporte) de Na+Cl- e atuam, principalmente, no Túbulo Contorcido Distal (TCD) do néfron. Essa afirmativa é verdadeira e se refere às características dos diuréticos tiazídicos. III - Entre os efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos mais citados na literatura constam a hipopotassemia ou hipocalemia e a hiperuricemia. Essa afirmativa é verdadeira e se refere aos efeitos adversos dos diuréticos tiazídicos. IV - A interação entre diuréticos tiazídicos e quinidina causa o aumento da reabsorção tubular renal do último fármaco, por alcalinização da urina, com elevação dos riscos de efeitos tóxicos. Essa afirmativa é falsa, pois a interação entre diuréticos tiazídicos e quinidina não causa aumento da reabsorção tubular renal do último fármaco.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais