Buscar

48. URCA/2011.2 - O processo de declínio do Império Romano do Ocidente, iniciado no século III da era cristã e intensificado nos séculos IV e V sob...

48. URCA/2011.2 - O processo de declínio do Império Romano do Ocidente, iniciado no século III da era cristã e intensificado nos séculos IV e V sob a influência das chamadas “invasões bárbaras”, foi resultado de uma série de transformações e conflitos produzidos no interior da própria sociedade romana. Sobre a crise do Império Romano do Ocidente é INCORRETO afirmar que:

A política expansionista e colonialista da República Romana acabou gerando graves crises internas devido aos altos custos sociais e financeiros necessários para manter a unidade política e administrativa do imenso território conquistado.
Um crescente desequilíbrio entre a captação de impostos e despesas públicas, provocando a desvalorização da moeda, a alta de preços e um violento processo inflacionário, comprometeu, desse modo, o desenvolvimento
a) A política expansionista e colonialista da República Romana acabou gerando graves crises internas devido aos altos custos sociais e financeiros necessários para manter a unidade política e administrativa do imenso território conquistado.
b) Um crescente desequilíbrio entre a captação de impostos e despesas públicas, provocando a desvalorização da moeda, a alta de preços e um violento processo inflacionário, comprometeu, desse modo, o desenvolvimento
c) Com as invasões bárbaras ao Império Romano do Ocidente, a vida urbana volta a aparecer, adquirindo um perfil que muito favorecia o desenvolvimento das atividades ligadas ao comércio. Sua política, entretanto, foi encaminhada para uma organização de poder local que não permitiu a organização de Estados Nacionais, pois continuavam submetidas ao domínio de senhores feudais.
d) As cidades desenvolveram condições propícias para o surgimento de epidemias. As aglomerações desordenadas, a ausência de qualquer sistema de esgotos, a inobservância de quaisquer hábitos de higiene, decorrentes de um crescimento tumultuado e rápido, foram elementos que explicaram o surgimento da chamada “peste negra”, um dos fatores do colapso do feudalismo.
e) A vida cotidiana nos novos centros urbanos surgidos na chamada baixa idade média produziu profundas influências na transição do feudalismo para o capitalismo, notadamente por viabilizar o fortalecimento da relação servil de produção, a estagnação comercial, a marcação do tempo de acordo com as estações do ano e, principalmente, a perpetuação da unificação da cristandade, expressada na Igreja Católica.

Essa pergunta também está no material:

ProvaI-FIS_QUI_BIO_HIS_GEO2 URCA 2011.2
31 pág.

Matemática Virgilio Tavora EemVirgilio Tavora Eem

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra C: "Com as invasões bárbaras ao Império Romano do Ocidente, a vida urbana volta a aparecer, adquirindo um perfil que muito favorecia o desenvolvimento das atividades ligadas ao comércio. Sua política, entretanto, foi encaminhada para uma organização de poder local que não permitiu a organização de Estados Nacionais, pois continuavam submetidas ao domínio de senhores feudais." As outras alternativas apresentam informações corretas sobre a crise do Império Romano do Ocidente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais