Buscar

Tomando por base uma revisão teórica da literatura a respeito dos conceitos de saúde e doença ao longo da História, nas perspectivas epidemiológica...

Tomando por base uma revisão teórica da literatura a respeito dos conceitos de saúde e doença ao longo da História, nas perspectivas epidemiológica e antropológica, relacione cada período associado às organizações sociais e conquistas intelectuais relacionadas à saúde com sua respectiva definição:
I- Práticas de saúde instintivas.
II- Práticas mágico-sacerdotais.
III- Práticas de saúde no alvorecer da ciência.
IV- Práticas de saúde monástico-medievais.
V- Práticas de saúde pós-monásticas.
VI- Práticas de saúde no mundo moderno.
( ) Momento em que os grupos sociais eram nômades. Acredita-se que os homens eram responsáveis pela caça e proteção da comunidade em que viviam, normalmente em cavernas, enquanto as mulheres cuidavam das crianças e da moradia. Nesse aspecto, era a mulher também que cuidava dos ferimentos do homem e familiares, baseando-se na observação de resultados de procedimentos realizados empiricamente.
( ) A Renascença, movimento artístico, cultural e intelectual nascido na Itália, foi decisivo para a busca científica do cuidado em saúde. O progresso da ciência foi, naturalmente, determinando o aperfeiçoamento gradual dessas casas de assistência. Principalmente a cirurgia tomou bom impulso não só pelo melhoramento dos conhecimentos anatômicos, como também pelo abandono da obediência à Igreja. A fundação das universidades, a descoberta da imprensa e do microscópio e a intensificação do tráfego foram ações que contribuíram para o desenvolvimento da ciência médica.
( ) O homem se apodera do conhecimento e o reveste de misticismo, nesse momento, o conhecimento sobre o mundo e tudo o que o cerca era restrito aos sacerdotes em seus templos – portanto, baseado exclusivamente na crença da relação de tudo com a religião ou manifestação espiritual. Período em que a religião tinha papel muito importante, interferindo na vida de toda a comunidade. Há vários deuses, responsáveis por atividades diversas, como agricultura, fartura, chuva e saúde. As cidades são protegidas por deuses diferentes, a quem competia a proteção do povo e de suas necessidades.
( ) O momento com o poder militar, os grandes latifundiários, os patrões ameaçando colonos e o feudalismo. As práticas de saúde são influenciadas pelas questões econômicas, sociais e políticas do medievo e da sociedade feudal. Há as guerras bárbaras e disputas por terras do início da queda do império romano; ao mesmo tempo, a devastação das terras, com a morte de soldados e muitos feridos, leva à disseminação de doenças relacionadas à falta de higiene e promiscuidade sexual. Epidemias de sífilis, lepra e malária e manifestações geográficas de terremotos e inundações propiciam retrocesso de crendices em manifestações e superstições. O misticismo volta a ser o foco de tratamentos de saúde, desvinculando-se o conhecimento científico.
( ) Período que vai do final do século V e início do século IV a.C., começavam as insatisfações quanto à crença de deuses responsáveis por cada vez mais privilégios aos ricos e menos aos pobres e escravos. A filosofia abre espaço para uma observação mais criteriosa da relação entre a natureza e as manifestações humanas. Não há ainda conhecimentos anatomofisiológicos. As práticas de saúde na tradição romana trouxeram muitas influências na área de higiene e saneamento.
( ) Mostra-se um período de grandes descobertas, de descortinar o conhecimento e dar possibilidade de avanço de várias áreas do conhecimento e, consequentemente,
a) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas mágico-sacerdotais; III- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; IV- Práticas de saúde monástico-medievais; V- Práticas de saúde pós-monásticas; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.
b) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; III- Práticas mágico-sacerdotais; IV- Práticas de saúde monástico-medievais; V- Práticas de saúde pós-monásticas; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.
c) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas mágico-sacerdotais; III- Práticas de saúde monástico-medievais; IV- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; V- Práticas de saúde pós-monásticas; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.
d) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; III- Práticas mágico-sacerdotais; IV- Práticas de saúde pós-monásticas; V- Práticas de saúde monástico-medievais; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.
e) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; III- Práticas de saúde monástico-medievais; IV- Práticas de saúde mágico-sacerdotais; V- Práticas de saúde pós-monásticas; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.

Essa pergunta também está no material:

FUNDAMENTOS HISTÓRICOS DE ENFERMAGEM - QUESTIONARIO I
13 pág.

Enfermagem Universidade PaulistaUniversidade Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra b) I- Práticas de saúde instintivas; II- Práticas de saúde no alvorecer da ciência; III- Práticas mágico-sacerdotais; IV- Práticas de saúde monástico-medievais; V- Práticas de saúde pós-monásticas; VI- Práticas de saúde no mundo moderno.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais