Então você que é o Henrique? Ah, mas é uma criança ainda. Meu filho fala muito de você, ele lê o que você escreve. Mas sente-se! Você gosta de ouvir sobre essas coisas de antigamente, não é? Caso raro, menino. A gente já não tem mais com quem falar, a não ser com os outros velhos. Só que os velhos vão morrendo, e com eles vão morrendo as histórias que eles tinham para contar. Olha, do meu tempo já são poucos por aqui. Da minha família mesmo, eu sou o último, não tenho mais irmão, cunhado, nada. Só na semana passada eu fui a dois enterros. Um foi o do velho Bubi. Esse você não deve ter. Em Língua Portuguesa, a palavra SE pode assumir funções morfológicas distintas, a depender do contexto em que é empregada. Pode funcionar, por exemplo, como substantivo, conjunção, pronome, entre outros. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a função correta da palavra SE nesse texto.
A Pronome reflexivo. B Pronome apassivador. C Conjunção subordinativa integrante. D Índice de indeterminação do sujeito.
No trecho sublinhado, estabelece-se uma relação de:
A Proporcionalidade. B Causalidade. C Continuidade. D Finalidade.
O vocábulo “se” (linha 5) introduz oração que expressa, em relação à anterior, circunstância de condição.
Certo Errado
No trecho “SE eu pudesse deixar algum presente a você, deixaria aceso o sentimento de amar...”, o termo destacado indica uma relação de:
A Tempo. B Condição. C Explicação. D Causa. E Conformidade.
A respeito das construções com a partícula ‘se’ no texto, analise as seguintes assertivas, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas. ( ) Na linha 01, a construção “Faça-se” está no modo indicativo. ( ) A partícula ‘se’ na linha 06 introduz uma condição, sendo classificada, portanto, como uma conjunção. ( ) A ocorrência da partícula ‘se’ na linha 08 indica indeterminação de sujeito. A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
( ) Na linha 01, a construção “Faça-se” está no modo indicativo. ( ) A partícula ‘se’ na linha 06 introduz uma condição, sendo classificada, portanto, como uma conjunção. ( ) A ocorrência da partícula ‘se’ na linha 08 indica indeterminação de sujeito. A V – F – V. B F – V – F. C F – F – V. D V – V – V. E V – V – F.
Em Língua Portuguesa, a palavra SE pode assumir funções morfológicas distintas, a depender do contexto em que é empregada. Pode funcionar, por exemplo, como substantivo, conjunção, pronome, entre outros. Considerando essa informação, assinale a alternativa que apresenta a função correta da palavra SE nesse anúncio.
A Pronome reflexivo. B Pronome apassivador. C Conjunção subordinativa integrante. D Índice de indeterminação do sujeito.
No contexto da oração “Mas sente-se!”, o “se” é classi�cado como
A índice de indeterminação do sujeito. B conjunção subordinativa condicional. C partícula expletiva. D conjunção subordinativa integrante.
Sobre a partícula “se” empregada na linha 17, assinale a alternativa CORRETA:
A Não exerce função sintática/morfológica alguma no período. B É parte integrante de verbos essencialmente pronominais. C Exerce função morfológica de pronome reflexivo. D Possui função morfológica de pronome apassivador.