Buscar

Em relação à pureza, podemos avaliar se um DNA ou RNA apresenta contaminantes. A pergunta aqui é: será que com o material extraído temos também fen...

Em relação à pureza, podemos avaliar se um DNA ou RNA apresenta contaminantes. A pergunta aqui é: será que com o material extraído temos também fenol, álcool, proteínas, RNA (quando o desejo é DNA) e algum reagente residual? Para essa análise, a técnica mais utilizada é a espectrofotometria. Antes de entender a técnica, é importante lembrar que luz visível é uma pequena parte de todo o espectro de radiação eletromagnética existente, compreendendo comprimentos de onda entre 380-750 nm. Os comprimentos de ondas inferiores estão na zona de espectro da ultravioleta (UV) e superiores na zona de infravermelho. Quando uma luz branca passa por um prisma, ela se decompõe em raios de luz de diferentes comprimentos de onda, variando do vermelho ao violeta. Em um arco-íris, por exemplo, enxergamos 7 diferentes cores, cada uma dessas cores representa uma diferente faixa de comprimento de onda.

A espectrofotometria é a técnica mais utilizada para avaliar a pureza de DNA ou RNA.
A luz visível compreende comprimentos de onda entre 380-750 nm.
Os comprimentos de onda inferiores ao visível estão na zona de espectro da ultravioleta (UV).
Os comprimentos de onda superiores ao visível estão na zona de espectro do infravermelho.
Quando uma luz branca passa por um prisma, ela se decompõe em raios de luz de diferentes comprimentos de onda, variando do vermelho ao violeta.
Cada cor do arco-íris representa uma diferente faixa de comprimento de onda.

Essa pergunta também está no material:

104
1 pág.

Farmácia

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, a espectrofotometria é uma técnica utilizada para avaliar a pureza de DNA ou RNA extraídos. Essa técnica é baseada na absorção de luz por moléculas que possuem grupos cromóforos, como as bases nitrogenadas presentes no DNA e RNA. A espectrofotometria permite avaliar a quantidade de material presente na amostra, bem como a presença de contaminantes, como fenol, álcool, proteínas, RNA (quando o desejo é DNA) e algum reagente residual. A luz visível compreende comprimentos de onda entre 380-750 nm, enquanto os comprimentos de onda inferiores ao visível estão na zona de espectro da ultravioleta (UV) e os comprimentos de onda superiores ao visível estão na zona de espectro do infravermelho. Quando uma luz branca passa por um prisma, ela se decompõe em raios de luz de diferentes comprimentos de onda, variando do vermelho ao violeta, e cada cor do arco-íris representa uma diferente faixa de comprimento de onda.

0
Dislike0

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Continue navegando