Buscar

Quais são as técnicas de variação do PCR? Existem situações em que a PCR qualitativa e convencional pode não ser a técnica ideal para o nosso obje...

Quais são as técnicas de variação do PCR?

Existem situações em que a PCR qualitativa e convencional pode não ser a técnica ideal para o nosso objetivo.
Podemos nos deparar com casos em que a concentração do DNA total da amostra é muito baixa, o que pode limitar o uso do produto amplificado em outras aplicações, como o sequenciamento.
Em determinadas ocasiões, queremos saber o quanto de determinada sequência temos em nossas amostras.
Em outras situações, podemos estar interessados no produto da expressão de um determinado gene, e precisamos olhar para o RNA mensageiro ao invés do DNA, já que os níveis de DNA de uma célula são mantidos constantes, salvo raras exceções.

Essa pergunta também está no material:

108
1 pág.

Farmácia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Existem diversas técnicas de variação do PCR, entre elas podemos citar: 1. PCR em tempo real (qPCR): permite a quantificação da quantidade de DNA amplificado em tempo real, possibilitando a determinação da quantidade inicial de DNA presente na amostra. 2. PCR aninhado: é uma técnica que utiliza duas reações de PCR consecutivas, onde a primeira reação amplifica um fragmento maior de DNA e a segunda reação amplifica um fragmento menor dentro do primeiro fragmento amplificado. Essa técnica é útil para aumentar a especificidade da amplificação. 3. PCR multiplex: é uma técnica que permite a amplificação de múltiplos alvos de DNA em uma única reação de PCR. Essa técnica é útil para economizar tempo e reagentes. 4. PCR reverso-transcrito (RT-PCR): é uma técnica que permite a amplificação de RNA mensageiro (mRNA) em vez de DNA. O mRNA é convertido em cDNA (DNA complementar) por meio de uma enzima chamada transcriptase reversa, que é usada como molde para a amplificação por PCR. 5. PCR digital: é uma técnica que permite a quantificação precisa de moléculas de DNA individuais em uma amostra. Essa técnica é útil para a detecção de mutações raras ou para a quantificação de moléculas de DNA em amostras com baixa concentração.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais

Outros materiais