Buscar

2. (Adaptado de AMEOSC - 2019 - Prefeitura de Anchieta - SC - Bioquímico)  A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimáve...

2. (Adaptado de AMEOSC - 2019 - Prefeitura de Anchieta - SC - Bioquímico) 
A coleta de sangue é amplamente praticada e continua sendo de inestimável valor para o diagnóstico e o tratamento de vários processos patológicos. O teste de laboratório é parte integrante do processo de tomada de decisão do médico e os resultados influenciam diretamente a qualidade de vida do paciente. Em relação ao anticoagulante EDTA utilizado para a coleta desse sangue é correto o que se afirma em:

É comumente utilizado para análises bioquímicas e sorológicas, por ativar as vias de coagulação.
É o anticoagulante de escolha para a hematologia, principalmente para a realização do hemograma, por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo.
É utilizado em testes de glicemia, pois não tem capacidade de quelar o cálcio e interromper as vias de coagulação.
Não é indicado para realização de hemograma, pois altera a morfologia e a coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e ainda permite a formação de agregados plaquetários.
Não é indicado para a realização do hemograma, pois não preserva a morfologia de eritrócitos e acelera a ativação de plaquetas.


É o anticoagulante de escolha para a hematologia, principalmente para a realização do hemograma, por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo.

Essa pergunta também está no material:

Exercícios HEMATOLOGIA CLÍNICA E HEMOTERAPIA
10 pág.

Hematologia Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B: "É o anticoagulante de escolha para a hematologia, principalmente para a realização do hemograma, por preservar a morfologia das células hematológicas por mais tempo." O EDTA é o anticoagulante de escolha para a realização do hemograma, pois preserva a morfologia das células hematológicas por mais tempo. As outras alternativas estão incorretas, pois o EDTA não ativa as vias de coagulação, não é utilizado em testes de glicemia, altera a morfologia e a coloração dos leucócitos com os corantes de rotina e não preserva a morfologia de eritrócitos e acelera a ativação de plaquetas.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais