Buscar

Contextualize a educação e escolarização no Brasil no século XX (de 1930 a 1980) e refletir o papel da alfabetização e da educação de jovens e adul...

Contextualize a educação e escolarização no Brasil no século XX (de 1930 a 1980) e refletir o papel da alfabetização e da educação de jovens e adultos no desenvolvimento social do país.

A unidade tem como finalidade conceituar educação e escolarização de jovens e adultos e historiar o seu processo educacional no Brasil, com um recorte temporal baseado no marco da reformulação do papel do Estado, ou seja, o Período de Getúlio Vargas, Revolução de 1930 até o processo de redemocratização do país situado na década de 1980.
A educação de jovens e adultos está ligada ao Ensino Fundamental e Médio, inserindo-se, portanto, em debates que perpassam toda a educação básica.
A perspectiva adotada é quantitativa, de forma que possamos demonstrar o que mudou, em termos quantitativos, em relação ao analfabetismo no Brasil nesse período de 50 anos de história da educação.
O tema está relacionado a aspectos transversais da educação, como a cidadania e a inclusão social.
O período de 1930-1980 engloba os maiores movimentos em relação à educação de jovens e adultos antes da atualidade.

Essa pergunta também está no material:

unidade 1
24 pág.

Educação de Jovens e Adultos Cruzeiro do Sul VirtualCruzeiro do Sul Virtual

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Durante o século XX, a educação e escolarização no Brasil passaram por diversas transformações, especialmente no período de 1930 a 1980. Nesse período, o Estado brasileiro passou a ter um papel mais ativo na educação, com a criação de políticas públicas voltadas para a alfabetização e a educação de jovens e adultos. A partir da década de 1930, com a Revolução de 1930 e a ascensão de Getúlio Vargas ao poder, houve uma maior preocupação com a educação no país. Foi criado o Ministério da Educação e Saúde, que passou a ser responsável pela elaboração de políticas educacionais. Nesse período, foram criadas as primeiras escolas técnicas e profissionalizantes, com o objetivo de formar mão de obra qualificada para o mercado de trabalho. Na década de 1940, foi criado o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), que ofereciam cursos profissionalizantes para jovens e adultos. Além disso, foi criado o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP), responsável pela realização de pesquisas e estudos sobre a educação no país. Na década de 1950, foi criado o Movimento de Educação de Base (MEB), que tinha como objetivo alfabetizar jovens e adultos que não haviam tido acesso à educação formal. O MEB foi responsável pela formação de muitos educadores populares, que atuaram em diversas regiões do país. Na década de 1960, com o regime militar, houve uma maior centralização do poder e uma maior intervenção do Estado na educação. Foi criado o Plano Nacional de Alfabetização, que tinha como objetivo erradicar o analfabetismo no país. Além disso, foram criados os Centros Integrados de Educação Pública (CIEPs), que ofereciam educação em tempo integral para crianças e jovens. Na década de 1970, houve uma maior preocupação com a educação de jovens e adultos. Foi criado o Movimento Brasileiro de Alfabetização (MOBRAL), que tinha como objetivo alfabetizar jovens e adultos em todo o país. O MOBRAL foi responsável pela alfabetização de milhões de brasileiros. Em resumo, a alfabetização e a educação de jovens e adultos tiveram um papel fundamental no desenvolvimento social do país no século XX. As políticas públicas voltadas para a educação contribuíram para a formação de mão de obra qualificada e para a redução do analfabetismo no país. Além disso, a educação de jovens e adultos contribuiu para a formação de cidadãos mais críticos e conscientes de seus direitos e deveres.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais