Paciente de 35 anos de idade, sexo feminino, corredora de 10 k não profissional, foi avaliada na Clínica de Fisioterapia da Universidade Paulista com quadro de dor na região do ilíaco esquerdo havia quatro meses, em primeiro lugar de leve intensidade, que não dificultava os treinamentos, contudo que progressivamente se intensificou e impossibilitou a prática de corrida havia dois meses. Hipótese de diagnóstico: síndrome do trato iliotibial ou joelho de corredor. Qual a localização dessa estrutura anatômica? A) Face anterior da coxa. B) Face posterior da perna. C) Face medial da coxa. D) Face lateral da coxa. E) Face lateral da perna.
Ed
há 10 meses
A síndrome do trato iliotibial, também conhecida como joelho de corredor, está relacionada a uma estrutura anatômica que se localiza na face lateral da coxa. O trato iliotibial é uma faixa de tecido fibroso que se estende desde a região do quadrilátero até a parte lateral do joelho. Analisando as alternativas: A) Face anterior da coxa - Não é a localização correta do trato iliotibial. B) Face posterior da perna - Também não é a localização correta. C) Face medial da coxa - Não corresponde à localização do trato iliotibial. D) Face lateral da coxa - Esta é a localização correta do trato iliotibial. E) Face lateral da perna - Embora o trato iliotibial se estenda até a parte lateral da perna, sua origem é na face lateral da coxa. Portanto, a alternativa correta é: D) Face lateral da coxa.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade
Ed
há 2 anos
A síndrome do trato iliotibial é uma condição comum em corredores e ciclistas, caracterizada por dor na face lateral do joelho. A estrutura anatômica envolvida é o trato iliotibial, que é uma faixa de tecido conjuntivo que se estende da pelve até a tíbia, na face lateral da coxa e perna. Portanto, a alternativa correta é a letra D) Face lateral da coxa.
Mais perguntas desse material