Buscar

Juan sofreu um acidente automobilístico e sofreu diversos ferimentos e fraturas, sendo encaminhado para um hospital próximo do local. Foi atendido ...

Juan sofreu um acidente automobilístico e sofreu diversos ferimentos e fraturas, sendo encaminhado para um hospital próximo do local. Foi atendido na recepção e diante do seu estado foi encaminhado para a emergência. No momento de atendê-lo notaram que ele não possuía plano de saúde e que seria atendido na ala disponibilizada para pacientes do SUS. Foi necessária intervenção cirúrgica e colocação de próteses para tentar minimizar as sequelas do grave acidente. A equipe médica que o atendeu era terceirizada, contratada para substituir a equipe permanente, que estava de férias. Durante os procedimentos foi praticada uma conduta médica equivocada, que ocasionou uma intercorrência e foi necessária a amputação da perna direita. A perda do membro foi diretamente ligada à falha cometida pelo cirurgião chefe da equipe. Juan era um atleta promissor de futebol, já despertava o interesse de grandes clubes europeus, inclusive já havia assinado um pré-contrato com remuneração anual de mais de 100.000.00 euros e embarcaria para a Europa na semana seguinte ao acidente. Diante dos dados fornecidos é correto afirmar:

Escolha uma opção:

a. A responsabilidade pelos danos causados pode gerar o dever de indenizar que deve ser arcado obrigatoriamente pelo Plano de Saúde e pelo hospital que contratou o médico cirurgião.

b. A responsabilidade pelo erro médico é solidária, pois o erro médico cometido obriga o Estado e o Hospital a indenizarem integralmente os prejuízos comprovados, sem direito de regresso.

c. A indenização por danos materiais é devida, mas somente na proporção de 50% do valor que a vítima receberia pela duração do contrato.

d. A responsabilidade é exclusiva do chefe da equipe, que cometeu o erro médico, sendo devida somente indenização por danos morais.

e. A responsabilidade pelo erro médico é solidária, pois o erro médico cometido obriga o Estado que credenciou o local para atendimento da rede do SUS e o Hospital a indenizarem integralmente os prejuízos comprovados, assegurado o direito de regresso contra o médico que cometeu o erro, após o pagamento para a vítima.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

De acordo com os dados fornecidos, a alternativa correta é a letra "e". A responsabilidade pelo erro médico é solidária, ou seja, tanto o Estado que credenciou o local para atendimento da rede do SUS quanto o hospital são responsáveis por indenizar integralmente os prejuízos comprovados, assegurado o direito de regresso contra o médico que cometeu o erro, após o pagamento para a vítima.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais