Buscar

A Lei nº 9.882 regulamentou a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental, prevista na Constituição, e que constitui instrumento de controle...

A Lei nº 9.882 regulamentou a Argüição de Descumprimento de Preceito Fundamental, prevista na Constituição, e que constitui instrumento de controle de constitucionalidade. Sobre o tema, analise as afirmativas a seguir:

I. Admite-se o ajuizamento para controle concentrado de lei municipal em face da Constituição federal.
II. A Argüição pode ser ajuizada para verificação da recepção de lei ou ato normativo anterior a Constituição.
III. São competentes para ajuizar a Argüição os mesmos legitimados para propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade.
A) I e II;
B) I e III;
C) II e III;
D) I, II e III;
E) nenhuma.

Essa pergunta também está no material:

prova_adv47_advogado_a_advogado (1)
12 pág.

Direito Administrativo I Faculdade Educacional da LapaFaculdade Educacional da Lapa

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) I e III. A Lei nº 9.882/99 regulamentou a Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF), que é um instrumento de controle concentrado de constitucionalidade. A ADPF pode ser ajuizada para verificação da recepção de lei ou ato normativo anterior à Constituição, conforme afirmado na alternativa II. Já a alternativa I está incorreta, pois a ADPF não admite o ajuizamento para controle concentrado de lei municipal em face da Constituição federal. Por fim, a alternativa III está correta, pois os mesmos legitimados para propositura da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) também são competentes para ajuizar a ADPF.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais