Buscar

A propósito da situação do negro no Brasil, assinale as afirmativas corretas. A respeito das imagens e do texto, analise as afirmacoes a seguir: I...

A propósito da situação do negro no Brasil, assinale as afirmativas corretas. A respeito das imagens e do texto, analise as afirmacoes a seguir:

I. As duas imagens retratam de maneira semelhante as dificuldades presentes na emigração europeia e na emigração africana para o Brasil.
II. A partir da leitura do texto de Florestan Fernandes e da obra de Rugendas é possível afirmar que os negros escravizados e seus descendentes foram incorporados de maneira desigual no mercado de trabalho em relação aos emigrantes europeus que vieram para o território brasileiro.
III. Após a abolição, ocorrida em 1888, descendentes de negros escravizados e europeus passaram a disputar posições em pé de igualdade no mercado de trabalho então emergente.
IV. O peso do passado colonial do negro escravizado em território brasileiro permaneceu presente quando da abolição, resultando em precarização e desigualdades.
a) Somente as afirmativas I e II estão corretas.
b) Somente as afirmativas II e IV estão corretas.
c) Somente as afirmativas III e IV estão corretas.
d) Somente as afirmativas I, II e IV estão corretas.
e) Todas as afirmativas estão corretas.

Essa pergunta também está no material:

Atividade Objetiva 3_ Antropologia Identidade e Diversidade
11 pág.

Antropologia I Faculdade AnhangueraFaculdade Anhanguera

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Somente as afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta, pois as imagens retratam de maneira diferente as dificuldades presentes na emigração europeia e na emigração africana para o Brasil. A afirmativa III está incorreta, pois após a abolição, os descendentes de negros escravizados não passaram a disputar posições em pé de igualdade no mercado de trabalho emergente. As afirmativas II e IV estão corretas, pois a partir da leitura do texto de Florestan Fernandes e da obra de Rugendas é possível afirmar que os negros escravizados e seus descendentes foram incorporados de maneira desigual no mercado de trabalho em relação aos emigrantes europeus que vieram para o território brasileiro e que o peso do passado colonial do negro escravizado em território brasileiro permaneceu presente quando da abolição, resultando em precarização e desigualdades.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Responda

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Mais conteúdos dessa disciplina