Buscar

Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, a referida emenda constitucional é compatível com a Constituição Federal de 1988? Justifique su...

Segundo o entendimento do Supremo Tribunal Federal, a referida emenda constitucional é compatível com a Constituição Federal de 1988? Justifique sua resposta.

A emenda constitucional alterou a Constituição estadual para conferir ao delegado de polícia tratamento jurídico e prerrogativas próprias dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público.
O Supremo Tribunal Federal tem entendimento sobre a compatibilidade da emenda constitucional com a Constituição Federal de 1988.

Essa pergunta também está no material:

P_818_PC_RO_ORAL_DADM_DCONST_COMPADRAO
63 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Sim, o Supremo Tribunal Federal (STF) entende que a emenda constitucional é incompatível com a Constituição Federal de 1988. Isso porque a emenda conferiu ao delegado de polícia tratamento jurídico e prerrogativas próprias dos membros do Poder Judiciário e do Ministério Público, o que viola o princípio da separação dos poderes. Além disso, a emenda também viola o princípio da igualdade, uma vez que cria privilégios para uma categoria específica de servidores públicos em detrimento de outras.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais