Buscar

Diferencie prisão preventiva de prisão temporária, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: 1 momento de decretação; 2 prazo; 3 requisito...

Diferencie prisão preventiva de prisão temporária, abordando, necessariamente, os seguintes aspectos: 1 momento de decretação; 2 prazo; 3 requisitos legais; 4 hipóteses de admissibilidade.

1. Momento de decretação da prisão preventiva e da prisão temporária.
2. Prazos para decretação de prisão temporária e prisão preventiva, incluindo o prazo referente à prisão temporária no caso de crime hediondo.
3. Requisitos legais da prisão preventiva.
4. Hipóteses de admissibilidade da prisão preventiva e da prisão temporária.

Essa pergunta também está no material:

PROVA MPPI
56 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A prisão preventiva e a prisão temporária são medidas cautelares que visam garantir a ordem pública e a aplicação da lei penal. Embora tenham objetivos semelhantes, existem diferenças importantes entre elas. Abaixo, seguem as principais diferenças entre a prisão preventiva e a prisão temporária: 1. Momento de decretação: A prisão temporária é decretada durante a fase de investigação, quando ainda não há uma sentença condenatória. Já a prisão preventiva pode ser decretada tanto na fase de investigação quanto na fase processual, após a sentença condenatória. 2. Prazos: A prisão temporária tem um prazo máximo de 5 dias, prorrogável por mais 5 dias em caso de crime hediondo. Já a prisão preventiva não tem um prazo máximo definido, podendo ser revogada a qualquer momento. 3. Requisitos legais: A prisão preventiva só pode ser decretada quando houver prova da existência do crime e indício suficiente de autoria, além da presença de um dos seguintes requisitos: garantia da ordem pública, da ordem econômica, por conveniência da instrução criminal ou para assegurar a aplicação da lei penal. Já a prisão temporária só pode ser decretada quando houver indícios suficientes de autoria e prova da materialidade do crime, além da presença de um dos seguintes requisitos: imprescindibilidade para as investigações, garantia da ordem pública ou conveniência da instrução criminal. 4. Hipóteses de admissibilidade: A prisão preventiva pode ser decretada em qualquer tipo de crime, desde que presentes os requisitos legais. Já a prisão temporária só pode ser decretada em casos específicos, como crimes hediondos, tráfico de drogas, crimes contra o sistema financeiro, entre outros. É importante ressaltar que tanto a prisão preventiva quanto a prisão temporária devem ser decretadas com base em fundamentação concreta e em respeito aos direitos fundamentais do acusado, como a presunção de inocência e o devido processo legal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais