Buscar

Considerando as informações sobre o crime de exercício ilegal da medicina, analise as afirmativas a seguir: I. Se for pequena a quantidade de medi...

Considerando as informações sobre o crime de exercício ilegal da medicina, analise as afirmativas a seguir:

I. Se for pequena a quantidade de medicamentos e destinada a uso próprio, existem fundamentos que autorizam a aplicação do princípio da insignificância no caso.
II. Pelo princípio da proporcionalidade, admite-se, segundo o STJ, a aplicação da pena prevista para o crime de tráfico de drogas para o crime de exercício ilegal da medicina.
III. Nessa hipótese, é vedada, segundo o STJ, a aplicação da minorante do tráfico privilegiado, mesmo com aplicação da pena de tráfico para o agente.
IV. A situação descrita prescinde da tutela penal, uma vez que a falta de registro dos medicamentos já implica a responsabilidade administrativa do agente.
a) III e IV.
b) II e III.
c) I e II.
d) I, III e IV.
e) I, II e IV.

Essa pergunta também está no material:

questionario 1
13 pág.

Direito Penal - Crimes em Espécie Universidade da AmazôniaUniversidade da Amazônia

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra "c) I e II". A afirmativa I está correta, pois, em casos de pequena quantidade de medicamentos destinados a uso próprio, é possível aplicar o princípio da insignificância, que consiste em não considerar o fato como crime, por ser de mínima relevância. Já a afirmativa II está correta, pois, segundo o STJ, é possível aplicar a pena prevista para o crime de tráfico de drogas para o crime de exercício ilegal da medicina, desde que haja proporcionalidade entre a conduta e a pena aplicada. As afirmativas III e IV estão incorretas, pois, segundo o STJ, é possível aplicar a minorante do tráfico privilegiado para o crime de exercício ilegal da medicina, desde que haja preenchimento dos requisitos legais, e a falta de registro dos medicamentos não implica necessariamente a responsabilidade administrativa do agente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais