Buscar

Embora pareça estar claro que o objeto de estudo da disciplina Teoria da Literatura seja o texto literário, etimologicamente, pode haver dificuldad...

Embora pareça estar claro que o objeto de estudo da disciplina Teoria da Literatura seja o texto literário, etimologicamente, pode haver dificuldade para se definir o termo. Assinale a alternativa que explica o porquê dessa ocorrência.


O termo literatura é usado em sentido amplo porque tem a ver com a beleza dos textos literários, fenômeno que é subjetivo.
A palavra literatura tem origem no vocábulo latino littera, que significa arte da palavra.
A palavra literatura se origina no vocábulo grego littera, que significa conjunto de obras literárias amplas e específicas.
O termo literatura tem origem latina, cujo significado é letra. Daí a sua amplitude, uma vez que, em sentido lato, tudo o que é fixado pelas letras, no primeiro momento, pode ser chamado de literatura.
A palavra literatura significa qualquer termo que se relaciona com os vocábulos arte, disciplina escolar, conjunto de produções escritas em áreas diversas ou específicas, ou conjunto de obras literárias.

Essa pergunta também está no material:

Q02 - Questionário 02_ 2023D - Teoria da Literatura - LETRAS (65246)
5 pág.

Teoria da Literatura II Faculdade Católica PaulistaFaculdade Católica Paulista

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é: "A palavra literatura tem origem no vocábulo latino littera, que significa arte da palavra." Isso porque a palavra "literatura" tem sua origem no latim "litteratura", que significa "arte da escrita" ou "arte da palavra". A partir dessa definição, a literatura pode ser entendida como um conjunto de obras escritas que possuem valor artístico e estético.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais