Buscar

O padrão SQL define diversos níveis de isolamento de transações. Dentre os níveis permitidos, encontra-se o nível de Leitura Confirmada (read commi...

O padrão SQL define diversos níveis de isolamento de transações. Dentre os níveis permitidos, encontra-se o nível de Leitura Confirmada (read committed) que é implementado atualmente por vários Sistemas Gerenciadores de Bancos de Dados (SGBDs). Em um SGBD operando em tal nível de isolamento, tentam-se executar duas transações (T1 e T2). Observe na tabela abaixo o registro do escalonamento previsto para os comandos dessas transações, em que A representa um determinado registro. Considerando os dados registrados, conclui-se que:

a. a transação T1 não poderá executar o comando Rollback, pois a transação T2 executou o comando Commit.
b. esse escalonamento não pode ocorrer, pois o nível de isolamento utilizado impede a execução de duas transações em simultâneo, sendo que a transação T2 somente será executada pelo SGBD após o término da transação T1.
c. o valor final do registro A, após a execução de ambas as transações T1 e T2, será igual ao valor inicial reduzido de 20.
d. a transação T1 terá dois resultados distintos (nos tempos t2 e t9) para o mesmo comando de consulta ao registro A.
e. o registro A terá o mesmo valor que tinha antes do início de ambas as transações, devido ao comando Rollback executado por T1, ao final da execução das transações T1 e T2.
a. I e II estão corretas.
b. II e III estão corretas.
c. I e III estão corretas.
d. Apenas a afirmativa III está correta.

Essa pergunta também está no material:

Questionário_semana11_ Revisão da tentativa
6 pág.

Engenharia de Software I Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São PauloInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

O escalonamento apresentado na tabela indica que a transação T1 leu o valor de A em um determinado momento e, em seguida, a transação T2 atualizou o valor de A. Se o nível de isolamento utilizado for o de Leitura Confirmada (read committed), a transação T1 poderá ler o valor atualizado de A, mas somente após a transação T2 ter executado o comando Commit. Portanto, a alternativa correta é a letra A: "a transação T1 não poderá executar o comando Rollback, pois a transação T2 executou o comando Commit".

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais