Buscar

Uma determinada malformação óssea de mãos e pés tem herança autossômica dominante. Entretanto, o alelo mutante que causa essa alteração óssea não s...

Uma determinada malformação óssea de mãos e pés tem herança autossômica dominante. Entretanto, o alelo mutante que causa essa alteração óssea não se manifesta em 30% das pessoas heterozigóticas, que, portanto, não apresentam os defeitos de mãos e pés. Considere um casal em que a mulher é heterozigótica e apresenta essa alteração óssea, e o homem é homozigótico quanto ao alelo normal.
a) Que genótipos podem ter as crianças clinicamente normais desse casal? Justifique sua resposta.
b) Qual é a probabilidade de que uma criança que esse casal venha a ter não apresente as alterações de mãos e pés? Justifique sua resposta.

A malformação óssea de mãos e pés tem herança autossômica dominante.
O alelo mutante que causa essa alteração óssea não se manifesta em 30% das pessoas heterozigóticas.
A mulher do casal é heterozigótica e apresenta a alteração óssea.
O homem do casal é homozigótico quanto ao alelo normal.
As crianças podem ser clinicamente normais.
As crianças podem ser heterozigóticas para a alteração óssea.
As crianças podem ser homozigóticas para o alelo normal.

Essa pergunta também está no material:

1 LEI DE MENDEL
6 pág.

Biologia CEMABCEMAB

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

a) As crianças clinicamente normais desse casal podem ter dois genótipos possíveis: heterozigoto para a alteração óssea ou homozigoto para o alelo normal. Isso ocorre porque a mulher é heterozigótica e pode transmitir tanto o alelo normal quanto o alelo mutante para seus descendentes. O homem é homozigótico para o alelo normal, portanto, só pode transmitir o alelo normal. b) A probabilidade de que uma criança desse casal não apresente as alterações de mãos e pés é de 50%. Isso ocorre porque a mulher é heterozigótica e pode transmitir tanto o alelo normal quanto o alelo mutante para seus descendentes. O homem é homozigótico para o alelo normal, portanto, só pode transmitir o alelo normal. Assim, a probabilidade de que a criança receba o alelo normal do pai é de 100%, e a probabilidade de que receba o alelo mutante da mãe é de 50%. Como o alelo mutante não se manifesta em 30% das pessoas heterozigóticas, a probabilidade de que a criança não apresente as alterações de mãos e pés é de 50%.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais