Buscar

No Brasil, a Lei n° 6.938/81 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sistema Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanism...

No Brasil, a Lei n° 6.938/81 dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente e institui o Sistema Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formação e aplicação. Essa é a mais relevante norma ambiental depois da Constituição Federal de 1988, já que traçou toda a sistemática de políticas públicas brasileiras para o meio ambiente.

Analise as afirmações a seguir:

I – As leis ambientais são criadas pelo poder executivo de cada esfera de governo por meio dos representantes do povo como vereadores, deputados e senadores.

II – Os decretos ambientais são criados pelos chefes do executivo (presidente, governadores e prefeitos).

III – As resoluções ambientais são criadas por diversas autoridades superiores, que não incluem os chefes do executivo.

IV – Não é estritamente necessário que as resoluções estejam estritamente em consonância com os preceitos estabelecidos na CF, lei ou decretos.

Estão erradas:

  1. Apenas I.
  2. Apenas IV.
  3. II e III.
  4. III e IV.
  5. I e IV.


💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra B) Apenas IV. Justificativa: I - As leis ambientais são criadas pelo poder legislativo, não pelo poder executivo. II - Os decretos ambientais são criados pelos chefes do executivo (presidente, governadores e prefeitos), o que está correto. III - As resoluções ambientais são criadas pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), que é presidido pelo Ministro do Meio Ambiente e composto por diversas autoridades, incluindo representantes do poder público e da sociedade civil. IV - As resoluções devem estar em consonância com a Constituição Federal, leis e decretos, caso contrário, podem ser consideradas ilegais.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais