Buscar

O aleitamento materno é uma prática que promove vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, sendo imprescindível para a redução da mortalid...

O aleitamento materno é uma prática que promove vínculo, afeto, proteção e nutrição para a criança, sendo imprescindível para a redução da mortalidade infantil. Apesar de todos os benefícios envolvidos, em algumas situações pode ser um ato permeado de dificuldades e, com isso, requer-se auxílio profissional. Acerca da assistência em saúde no aleitamento materno e das singularidades dos mesmos, assinale a alternativa INCORRETA.


A) Já está bem estabelecida a associação entre aleitamento materno e redução na prevalência de câncer de mama. Estima-se que o risco de contrair a doença diminua 4,3% a cada 12 meses de duração de amamentação. Essa proteção independe de idade, etnia, paridade e presença ou não de menopausa.
B) A produção do leite logo após o nascimento da criança é controlada principalmente por hormônios e a "descida do leite", que costuma ocorrer até o terceiro ou quarto dia pós-parto, ocorre mesmo se a criança não sugar o seio.
C) A introdução precoce de alimentos, que não sejam o leite materno, pode desencadear episódios de diarreia, ocasionar em um maior número de hospitalizações por doença respiratória e aumentar o risco de desnutrição.
D) Esvaziamento adequado da mama é o componente mais importante do tratamento da mastite. Preferencialmente, a mama deve ser esvaziada pelo próprio lactente, pois, apesar da presença de bactérias no leite materno, quando há mastite, a manutenção da amamentação está indicada por não oferecer riscos ao recém-nascido a termo sadio. A retirada manual do leite após as mamadas pode ser necessária, se não houver esvaziamento adequado.
E) Mães que foram diagnosticadas com Hepatite B possuem contraindicação de aleitamento materno, pois a vacina administrada após o nascimento não elimina qualquer risco de transmissão da doença via leite materno.

Essa pergunta também está no material:

exercícios 3
3 pág.

Enfermagem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Alternativa A está incorreta. Embora o aleitamento materno esteja associado à redução da prevalência de câncer de mama, a estimativa de redução de risco é de 4,3% a cada 12 meses de amamentação, e não de 14%.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais