Buscar

A anafilaxia, a mais grave das reações de hipersensibilidade, é uma resposta clínica a uma reação imunológica imediata entre um antígeno específico...

A anafilaxia, a mais grave das reações de hipersensibilidade, é uma resposta clínica a uma reação imunológica imediata entre um antígeno específico e um anticorpo. Sobre isso, assinalar a alternativa CORRETA:


A A serotonina, as prostaglandinas e os leucotrienos inflamatórios são mediadores vasoativos potentes, que estão implicados nas alterações de permeabilidade vascular, rubor, urticária, angioedema, hipotensão e broncodilatação, que caracterizam a anafilaxia.
B A anafilaxia é uma reação tardia, que ocorre horas após a exposição ao antígeno.
C A anafilaxia é uma reação alérgica que ocorre apenas em indivíduos com histórico de alergias.
D A anafilaxia é uma reação que ocorre apenas em resposta a medicamentos.
E A anafilaxia é uma reação que ocorre apenas em resposta a alimentos.

Essa pergunta também está no material:

exercícios 2
3 pág.

Enfermagem Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 2 Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa correta é a letra A: "A serotonina, as prostaglandinas e os leucotrienos inflamatórios são mediadores vasoativos potentes, que estão implicados nas alterações de permeabilidade vascular, rubor, urticária, angioedema, hipotensão e broncodilatação, que caracterizam a anafilaxia." A anafilaxia é uma reação imediata e grave de hipersensibilidade, que pode ocorrer em resposta a diversos antígenos, como medicamentos, alimentos, picadas de insetos, entre outros. A resposta alérgica é desencadeada pela ligação do antígeno com o anticorpo IgE, presente na superfície dos mastócitos e basófilos, que liberam mediadores inflamatórios, como a serotonina, as prostaglandinas e os leucotrienos, causando os sintomas característicos da anafilaxia.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais