Buscar

O programa nacional de triagem neonatal foi criado em 2001 pelo ministério da saúde. O PNTN é um programa que reúne ações voltadas ao cuidado com a...

O programa nacional de triagem neonatal foi criado em 2001 pelo ministério da saúde. O PNTN é um programa que reúne ações voltadas ao cuidado com a saúde de recém nascidos. A iniciativa objetiva o diagnóstico precoce de algumas doenças, visando um tratamento mais adequado em tempo hábil e com acompanhamento multidisciplinar. Sobre a Triagem Neonatal assinale a alternativa Incorreta.

A) A triagem neonatal é realizada através de testes capazes de detectar precocemente um grupo de doenças e alterações, geralmente sintomáticas no período neonatal.

B) A primeira fase do PNTN no ano de 2001, iniciou-se com a triagem das seguintes doenças: fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, fibrose cística, doença falciforme e outras hemoglobinopatias.

C) Atualmente a Triagem Neonatal ocular ou teste do reflexo vermelho, conhecida como teste do olhinho faz parte do PNTN.

D) A fenilcetonúria é uma doença autossômica recessiva rara caracterizada por defeito da enzima fenilalanina hidroxilase (PAH). No Brasil essa doença faz parte do rol de doenças detectáveis pelo PNTN.

E) O PNTN é uma das estratégias para reduzir a mortalidade infantil na população brasileira e está amparado legalmete no Estatuto da Criança e do adolescente.

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

A alternativa incorreta é a letra C, pois o teste do reflexo vermelho, conhecido como teste do olhinho, não faz parte da Triagem Neonatal. Esse teste é realizado para detectar problemas oculares em recém-nascidos, mas não é considerado um teste de triagem neonatal.

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais