Buscar

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir. 1. Recursos terapêuticos passivos de forma prol...

Com base nesse caso clínico e considerando os conhecimentos correlatos, julgue os itens a seguir.

1. Recursos terapêuticos passivos de forma prolongada e isolada estão indicados para pacientes com dor lombar crônica.

2. Está indicado para esse paciente o uso de cinta ou imobilizador lombar para prevenir, bem como para o tratamento da dor lombar crônica.

3. O fisioterapeuta não deve sugerir exames de imagem a menos que suspeite de doenças graves, tais como trauma, câncer, infecção, síndrome de cauda equina e doenças inflamatórias, visto que o exame de imagem não tem se mostrado eficaz para auxiliar na decisão clínica para o tratamento da dor lombar.

4. É indicado para esse paciente o uso de palmilhas mecanoposturais, tanto para o tratamento quanto para a prevenção de recidiva dos sintomas.

5. O trabalho muscular ativo deve ser introduzido precocemente, enfatizando exercícios que ativem músculos como transverso do abdome e multifídeos.

6. O ganho de flexibilidade da cadeia posterior do membro inferior pode ser obtido por meio de técnicas de alongamento estático e dinâmico.

7. Para o reequilíbrio muscular nesse paciente, deve-se prescrever exercícios bilaterais, enfatizando a musculatura dorsiflexora de tornozelo.

8. A escala de Oswestry deve ser utilizada para o acompanhamento desse paciente como instrumento de avaliação das desordens da coluna.

Recursos terapêuticos passivos de forma prolongada e isolada estão indicados para pacientes com dor lombar crônica.
Está indicado para esse paciente o uso de cinta ou imobilizador lombar para prevenir, bem como para o tratamento da dor lombar crônica.
O fisioterapeuta não deve sugerir exames de imagem a menos que suspeite de doenças graves, tais como trauma, câncer, infecção, síndrome de cauda equina e doenças inflamatórias, visto que o exame de imagem não tem se mostrado eficaz para auxiliar na decisão clínica para o tratamento da dor lombar.
É indicado para esse paciente o uso de palmilhas mecanoposturais, tanto para o tratamento quanto para a prevenção de recidiva dos sintomas.
O trabalho muscular ativo deve ser introduzido precocemente, enfatizando exercícios que ativem músculos como transverso do abdome e multifídeos.
O ganho de flexibilidade da cadeia posterior do membro inferior pode ser obtido por meio de técnicas de alongamento estático e dinâmico.
Para o reequilíbrio muscular nesse paciente, deve-se prescrever exercícios bilaterais, enfatizando a musculatura dorsiflexora de tornozelo.
A escala de Oswestry deve ser utilizada para o acompanhamento desse paciente como instrumento de avaliação das desordens da coluna.

Essa pergunta também está no material:

233 Fisioterapia - Atenção à Saúde da Criança - Tipo U
9 pág.

Concursos Universidade Estácio de SáUniversidade Estácio de Sá

💡 1 Resposta

User badge image

Ed Verified user icon

Com base no caso clínico apresentado, julgo os itens a seguir: 1. FALSO. Recursos terapêuticos passivos de forma prolongada e isolada não estão indicados para pacientes com dor lombar crônica, pois podem levar à perda de força muscular e piora da dor. 2. FALSO. O uso de cinta ou imobilizador lombar não é indicado para prevenção ou tratamento da dor lombar crônica, pois pode levar à fraqueza muscular e piora da dor. 3. FALSO. O fisioterapeuta pode sugerir exames de imagem para avaliar a causa da dor lombar crônica e auxiliar na decisão clínica para o tratamento. 4. VERDADEIRO. O uso de palmilhas mecanoposturais pode ser indicado para o tratamento e prevenção de recidiva dos sintomas da dor lombar crônica. 5. VERDADEIRO. O trabalho muscular ativo deve ser introduzido precocemente, enfatizando exercícios que ativem músculos como transverso do abdome e multifídeos. 6. VERDADEIRO. O ganho de flexibilidade da cadeia posterior do membro inferior pode ser obtido por meio de técnicas de alongamento estático e dinâmico. 7. FALSO. Para o reequilíbrio muscular nesse paciente, deve-se prescrever exercícios unilaterais, enfatizando a musculatura extensora de tornozelo. 8. VERDADEIRO. A escala de Oswestry é um instrumento de avaliação das desordens da coluna e pode ser utilizada para o acompanhamento desse paciente.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais